Prefeitura lança Operação Cidade 2010

Obras incluem recuperação de ruas, desobstrução de bueiros e limpeza de igarapés

operao_cidade_18.jpg
operao_cidade_5.jpg

As obras incluem recuperação de ruas, desobstrução de bueiros, limpeza de igarapés, asfaltamento, serviços de drenagem e piçarramento de áreas críticas.(Foto: Assessoria PMRB)

A prefeitura de Rio Branco dá início amanhã, 7, no pátio da secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), na Baixada do Sol, a Operação Cidade 2010. A meta principal é executar as ações previstas no Programa de Gestão Participativa (PGP). As obras incluem recuperação de ruas, desobstrução de bueiros, limpeza de igarapés, asfaltamento, serviços de drenagem e piçarramento de áreas críticas.

A Operação Cidade é uma parceria da prefeitura de Rio Branco com o governo do Estado e vem sendo realizada nos bairros da Capital desde 2005. Envolve várias secretarias municipais, além de apoio logístico do Deracre.

Segundo Raimundo Angelim, apesar das dificuldades enfrentadas pela prefeitura desde o início do ano, com o surto de dengue e a alagação que atingiu diversos bairros da cidade, a prefeitura  fez o seu dever de casa “cortou na própria carne” reduzindo gastos em todas as secretarias e, assim, garantiu recursos suficientes para a execução da Operação Cidade.

No PGP estão programadas intervenções prioritárias nos bairros da Capital definidas pela própria comunidade, por meio dos conselheiros em cada uma das sete regionais, com a participação ainda dos presidentes das Associações de Moradores.

Obras serão realizadas nas sete regionais

Dentre os serviços a serem executados na operação cidade 2010 estão incluídos piçarramento e pavimentação de ruas em asfalto e tijolo, assentamento de meios fios e manilhas para drenagem, desobstrução de bueiros, limpeza de ruas e praças com roço e varrição mecanizada.

Ao todo, estarão envolvidos nas atividades, mais de mil trabalhadores da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) divididos em equipes que estarão diariamente nas ruas executando as atividades previstas. Para realizar as ações, estarão sendo utilizados ainda 345 equipamentos entre máquinas e caminhões.

Além dessas ações de infra-estrutura e urbanização também serão implantadas durante a Operação Cidade 2010, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) as Ecotecas, que são salas especiais equipadas com materiais didáticos e equipamentos voltados para a educação ambiental. Serão contempladas com as Ecotecas escolas do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª Séries. A Semeia fará, ainda, serviços de limpeza, desobstrução, recuperação das margens dos rios e igarapés.

Estão envolvidas também na operação, a secretaria Municipal de Educação (Seme), a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Seduop) e a superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).