Pacto pela Saúde, assinado entre prefeitura e governo, garante investimentos para centros de saúde e unidades de referência da capital
Os moradores da colônia Souza Araújo e dos bairros adjacentes celebraram na manhã de ontem a entrega realizada pelo prefeito Raimundo Angelim, da reforma da Unidade de Saúde da Família "Souza Araújo". A obra contou com o recurso municipal de mais de R$ 500 mil, para adequar o espaço que já não oferecia condições adequadas para atendimento médico.
A unidade, que foi praticamente reconstruída, conta agora com 27 salas entre consultórios, farmácia, sala de coleta, vacina e outros, além de um corpo clínico de 40 servidores. Os banheiros da unidade foram adaptados para receber portadores de necessidades especiais e o ambiente reorganizado para oferecer comodidade aos usuários.
Com a reforma o "Souza Araújo" amplia a infraestrutura e capacidade de atendimento no local, garantindo maior eficácia e qualidade no atendimento aos moradores da colônia, das vilas Albert Sampaio e Dom Moacyr, além de moradores da região adjacente.
Na oportunidade os vereadores Jessé Santiago, Astério Moreira e Elias Campos acompanharam o prefeito Raimundo Angelim e o vice-prefeito Eduardo Farias na inauguração da unidade. O secretário estadual de saúde Osvaldo Leal, representando o governador Binho Marques, e o secretário de saúde do município Pascal Khalil também fizeram parte da cerimônia que contou ainda com a presença de funcionários e moradores da colônia Souza Araújo.
A reforma do centro a substitui a cobertura existente, ampliou o espaço para consultórios, mudou as instalações hidráulicas e sanitárias, fez novas instalações elétricas, substitui todas as esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e fez um novo padrão arquitetônico para as fachadas. O projeto foi elaborado de acordo com as normas do ministério da Saúde e possui vários ambientes.
Entre eles estão à nova sala de recepção e espera com ambiente climatizado e móveis novos, farmácia, salas de vacina, coleta, curativos, vigilância epidemiológica, medicação e observação, consultórios de pré-consulta, pediatria, enfermagem, clínica médica, odontológico e ginecológico, com sanitário para portador de necessidades especiais, banheiros, serviço, educação e salas de administração.
O Secretário de obras e urbanismo, Wolvenar Camargo, destacou que a prefeitura está investindo mais de R$ 5 milhões na reforma e ampliação de sete unidades de saúde, adequando as instalações para proporcionar um ambiente mais higiênico aos médicos, servidores e usuários. "É mais uma obra que está sendo entregue para atender as necessidades da comunidade carente de saúde e é por isso que a prefeitura vem tomando muito cuidado e priorizando as obras nesse setor", argumenta.
O vereador Jessé Santiago afirma que o empenho municipal em oferecer um serviço de primeira necessidade que é saúde de qualidade para população carente, é um prova do compromisso da gestão do prefeito Angelim com a população de Rio Branco.
"A questão saúde é um problema sério em todo o país e observar o que a prefeitura vem fazendo pelas nossas comunidades com a melhoria das condições de trabalho e atendimento nos postos de saúde é motivo de muita alegria. O poder público está chegando onde as pessoas mais necessitam e fico feliz em saber que no nosso município a questão da saúde é tratada de forma séria", destaca.
Para o diretor da unidade, Ademar a reforma tem importância sentimental para todos os moradores da colônia e dos bairros vizinhos. Segundo ele o local é referência de atendimento em saúde de forma humanizada e a reforma é uma demonstração de que o centro não caiu no esquecimento e os moradores da colônia ainda fazem parte das prioridades da saúde do município.
"Aqui sempre reforçamos uma teoria apresentada a nós pelo senador Tião Viana, onde ele afirmou e nós vivenciamos isso todos os dias de que, as pessoas quando chegam aqui vem em busca de algo além dos remédios e das consultas. Elas vêm em busca de uma palavra amiga, de uma boa conversa e dessa forma que transformaremos o atendimento em saúde da nossa capital", pontua.
Atendimento humanizado na Saúde como prioridade do Estado e do Município
O prefeito Raimundo Angelim enfatizou, durante a inauguração, o forte investimento em saúde, a parceria com o governador Binho Marques e o empenho do senador Tião Viana, que em dedicado o seu mandato à saúde, para garantir um melhor atendimento ao cidadão. Para Angelim é necessário trabalhar com a humanização da saúde e é essa a prioridade municipal, que envolve desde a melhoria do prédio, à qualidade de vida da comunidade.
"Para a política de saúde abraçada pelo Estado e pelo município, essa unidade é para nós um avanço no atendimento das comunidades das três vilas. É um centro de saúde antigo que estava deteriorado e fizemos uma reforma e hoje ele está em um nível de qualidade excelente. E agora vamos trabalha a questão da humanização do atendimento, pois a saúde não se faz só com instalações físicas e aqui já foram feitas palestras e cursos e com isso, esperamos poder melhorar a qualidade do serviço para a população do Souza Araújo e do entorno", pontua.
Segundo o Secretário municipal de saúde, Pascoal Khalil, a unidade mostra o novo conceito de realidade da saúde do município. Ele reafirmou que a prioridade da gestão é a humanização do atendimento. O objetivo é fazer com o atendimento chegue até o cidadão com qualidade.
"No Souza Araújo será oferecido o mesmo atendimento que existe nas unidades de referencia de toda a cidade, com uma sala de observação para alguns agravos que não são tão comuns na cidade. Com os benefícios que esse centro oferece vamos aproximar a comunidade dos atendimentos médicos. A estrutura física é importante, pois com isso oferecemos melhoria nas condições de trabalho que gera condições de um melhor atendimento à população, num ambiente mais humanizado", disse.
O Secretário Estadual de Saúde Osvaldo Leal, falou da importância do centro para os pacientes com seqüelas da Hanseníase e da referência para o atendimento humanizado que a unidade pode ser referencia.
"Neste posto de saúde o atendimento além de importante é diferenciado para essa comunidade, pois trabalha com atenção às pessoas que tiveram agravos com a hanseníase e que nem por isso perdeu o amor a vida. Esse esforço conjunto reafirma a nossa parceria e mostra que trabalhamos juntos para melhorar as ações básicas de saúde e a vida das pessoas", conclui.
Pacto pela Saúde fortalece atendimento
A implantação do Pacto pela Saúde, assinado entre o prefeito Angelim e o governador Binho Marques, está preparando os centros de saúde e unidades de referência para receber o pacientes, oferecer consultas, medicar e, principalmente, fazer o trabalho de prevenção de doenças como hipertensão e dos casos de obesidade.
Além disso, a prefeitura de Rio Branco destinou mais de 15% de seu orçamento para investir na saúde. Comparando o crescimento do índice de investimento entre os anos de 2004 a 2007 os números ultrapassam os 50%, para ampliar e melhorar o atendimento da saúde pública na capital, que hoje tem cobertura de 60% na zona urbana e rural.