Professora Guajarina Margarido, jornalista Chalub Leite e músico João Donato foram homenageados
Em comemoração aos 129 anos de aniversário da cidade de Rio Branco, a prefeitura municipal, por meio da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), entregou na noite de terça-feira, 10, a Comenda Volta da Empreza, a mais alta honraria conferida pelo município a personalidades que de alguma maneira contribuem para o engrandecimento sócioeconômico e cultural da capital acreana.
A solenidade de entrega da outorga ocorreu no Cine Teatro Recreio e os homenageados desta quarta edição foram a professora Guajarina Margarido, o jornalista José Chalub Leite e o músico João Donato.
O prefeito Raimundo Angelim, anfitrião da noite, o governador Tião Viana e o presidente da Câmara de Vereadores, Juraci Nogueira, fizeram a entrega das outorgas. Por meio da música, teatro e cinema os participantes da solenidade conheceram um pouco da história dos homenageados. Um vídeo com fotos antigas da cidade foi exibido enquanto a diretora da FGB, Eurilinda Figueiredo, narrava parte da história da capital.
O troféu entregue a Guajarina Margarido, aos familiares de José Chalub Leite e ao músico João Donato é uma escultura em bronze que reproduz a árvore da Gameleira, símbolo da história da cidade que começou às margens do Rio Acre.
“A noite fala por si. Os nossos homenageados falam por si. Só tenho a agradecer a Deus por poder participar de um momento que resgata a história de amor que cada um de nós tem pelo Acre”, disse o prefeito Raimundo Angelim.
O governador Tião Viana falou da importância do evento e disse se sentir honrado, como chefe de Estado e como cidadão acreano, em participar da cerimônia de outorga. “Tenho muita alegria por participar de uma noite mágica, em que Angelim [prefeito] consegue reunir pessoas únicas, especiais. É uma honra participar deste ato”, disse.
Os homenageados
A professora Guajarina Margarido afirmou que o ato representava um momento muito especial para ela. “Vim para agradecer essa comenda e ao conselho que me escolheu como uma das homenageadas. Desejo que outros acontecimentos assim se fortifiquem”, afirmou a professora.
O biólogo Arthur Leite recebeu a comenda concedida a seu pai, o jornalista José Chalub Leite, representando sua família. “Quero agradecer essa homenagem em nome da minha família. Meu pai nos deixou de herança o amor que tinha por esta terra. Isso nos faz ter orgulho do pai que tivemos. Ele é uma inspiração”.
O músico João Donato revelou ser uma grande alegria receber a outorga e agradeceu ao Acre que, segundo ele, o fez existir. “Muito obrigado. Deixo aqui minha emoção acreana que permanece em meu coração”, declarou Donato.