Prefeitura e governo dão início à ação de inverno para combate à dengue

Ação chegará a 212 bairros da capital para promover a limpeza e retirada de entulhos evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ação chegará a 212 bairros da capital para promover a limpeza e retirada de entulhos evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Nos próximos quatro meses a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado intensificam as ações de combate a dengue e a chicungunha (doença viral parecida com a dengue, transmitida por um mosquito) em 212 bairros da capital por meio da Ação de Inverno, que promove a limpeza nos bairros. A ação foi lançada nesta sexta-feira, 2, pelo prefeito Marcus Alexandre e governador Tião Viana, em frente ao quartel da Polícia Militar.

Os primeiro quatro bairros a passarem pela ação de limpeza e retirada de entulho serão: Oscar Passos, Seis de Agosto, Preventório e Custódio Freire. As atividades serão executadas por mais de 600 trabalhadores que fazem parte das equipes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb). Também serão utilizados 158 equipamentos entre máquinas e veículos de transporte.

Em 2013, com esta ação, a prefeitura retirou 50 toneladas de entulhos dos 212 bairros. Em 2014 foi registrada uma redução de 10 toneladas no montante de entulhos, sendo retirado, portanto, 40 toneladas.

Exercer a cidadania para ajudar

Ação será executada por mais de 600 trabalhadores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ação será executada por mais de 600 trabalhadores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana ressaltou que além do cuidado que a prefeitura promove, a população também deve agir com cidadania, cuidando do entorno de suas casas, evitando que pequenas quantidades de entulhos e lixo se acumulem nas calçadas, nas áreas em frente às casas. Tião observou que esse pequeno gesto de zelo, além de deixar o ambiente melhor, evita problemas de saúde.

“Se a pessoa trabalha bem com o meio ambiente, tem saúde. Se trabalha mal com o meio ambiente, tem doenças. O poder público pode fazer uma parte. A outra quem faz somos nós, nas nossas casas, na unidade familiar. Isso é uma visão de consciência ambiental e de defesa da qualidade de vida. Se nós amamos as crianças, temos que fazer a nossa parte no controle do lixo e na transferência do lixo para o destino adequado”, afirmou Tião Viana.

Marcus Alexandre destacou que 212 bairros serão atendidos pela ação até o dia 30 de abril. A Ação de Inverno teve início na primeira gestão do ex-prefeito Raimundo Angelim. Marcus Alexandre dá sequência à ação pelo terceiro ano consecutivo de sua gestão.

“O ano começa e o trabalho também. Estamos com a parceria do governo e com as comunidades e, mais uma vez, pedindo o apoio dos moradores da nossa cidade. Estamos mobilizando pessoas e equipamentos para fazer o recolhimento de entulhos, a limpeza, desobstrução de igarapés. O que eu peço a cada morador é que só retire os entulhos de suas casas quando nossas equipes chegarem à sua rua. Até lá, peço que tenham paciência para nos aguardar, porque nossas equipes farão o contato casa por casa”, concluiu o prefeito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest