Prefeitura de Senador Guiomard apoia a criação de organismos municipais para mulheres

Prefeito, vereadores e secretárias municipais de Senador Guiomar reunidos com equipe da SEPMulheres (Foto: Assessoria SEPMulheres)

Prefeito, vereadores e secretárias municipais de Senador Guiomar reunidos com equipe da SEPMulheres (Foto: Assessoria SEPMulheres)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), percorre o interior para levar às mulheres acreanas as políticas públicas direcionadas a elas e articular a criação de organismos municipais especializados. Como parte dessa interiorização das ações de gênero, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 3, uma reunião entre equipes da SEPMulheres, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) e a Prefeitura de Senador Guiomard.

Estiveram presentes a diretora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, que na ocasião representou a secretária Concita Maia, a coordenadora de Interiorização das Políticas de Gênero, Neuda Muniz, a conselheira do Cedim, Ivanilde Lopes da Silva, o representante do Ministério Público, Moisés Alencastro, o prefeito do município, André Maia, o vice-prefeito Francisco Rodinei, o secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores, Jairo de Alencar e secretárias municipais.

A coordenadora de Interiorização explicou que a atuação desses organismos é em conjunto com a prefeitura, mas de maneira autônoma e mais empoderada. “Todas as questões relacionadas às mulheres poderão ser conhecidas. As mulheres vão ter mais confiança em saber que existe um local específico para que seus direitos sejam levados em conta e sejam colocados em prática”, disse Neuda.

“O prefeito André Maia sabe da importância desses organismos, tanto que ações destinadas às mulheres já estão no Plano Plurianual do município”, disse a secretária de Planejamento, Francisca Leite da Costa.

“Hoje completa um mês que entramos na Prefeitura e há muito a ser feito e organizado. Vocês vieram na hora certa. Vamos enviar à Câmara uma reforma administrativa e não vejo problema em termos em nosso município uma coordenadoria e um conselho. As mulheres daqui merecem esse cuidado e carinho. Acredito que os vereadores não irão se opor a uma questão tão importante”, declarou o prefeito André.

O representante do Ministério Público supõe que o órgão pode ajudar muito. “Essas parcerias são fundamentais. É preciso que a sociedade participe. Tenho certeza que o Conselho Municipal da Mulher, assim como a Coordenadoria, serão uma grande conquista para as sociedades civil e organizada”, disse Moisés.

Para Joelda Pais, saber que existe a disponibilidade de implementação dos organismos é um avanço. “As mulheres precisam saber e conhecer seus direitos. Essa foi a principal intenção do  governador Tião Viana ao criar a SEPMulheres, e a parceria com os municípios está sendo maravilhosa e gratificante”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter