Prefeitura de Rio Branco e Ufac abrem curso de homeopatia com aula de Tião Viana

Solenidade será  nesta sexta-feira, às 8 horas, no Hospital das Clínicas

A Prefeitura de Rio Branco e a Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam nesta sexta-feira, 11, a aula inaugural do Curso de Especialização em Homeopatia, proferida pelo governador Tião Viana.

O curso é resultado de uma parceria coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco e a Ufac, para oferecer à comunidade médica de todo o Estado melhores informações sobre a  homeopatia visando aumentar o interesse da classe pelo tema.

Desde que foi reconhecida oficialmente como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, em 1979, e logo em seguida pela Associação Médica Brasileira, a terapêutica homeopática expandiu-se rapidamente pelo país. Segundo dados da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), existem no Brasil cerca de 15 mil profissionais atuando na área.

A homeopatia surgiu na Alemanha, no fim do século 18, e apresenta como característica principal o uso de medicamentos diluídos que têm a propriedade de atuar, ao mesmo tempo, no emocional e no físico. Por esse motivo, desenvolveu uma abordagem centrada na pessoa e, além das informações relativas à doença, é necessário também conhecer o paciente em sua integralidade para se efetuar a prescrição. Desse modo, o homeopata está apto a tratar qualquer tipo de enfermidade, independentemente da faixa etária ou sexo, respeitando-se as peculiaridades individuais que, em muitos casos, recomendam o encaminhamento simultâneo para outros especialistas, bem como a associação com outros recursos da medicina convencional.

O curso deve ter aulas às quintas e sextas-feiras. As atividades práticas serão realizadas no Centro de Saúde Eduardo Assmar, e as teórico-práticas, na Ufac. Os médicos da rede pública de saúde terão a ausência justificada nos dias em que comparecerem às atividades do curso.

Os coordenadores criaram um banco de medicamentos homeopáticos para atender à demanda do curso, uma biblioteca de livros sobre este ramo da medicina e um programa específico que permitirá a utilização do laboratório de informática para as atividades de teoria e prática.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter