Segunda dose da vacina contra a pólio será aplicada em agosto
A prefeitura de Rio Branco deu início hoje, 11, na creche Francisca Leite Ferreira, à Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. A solenidade contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal; do prefeito em exercício, Juracy Nogueira; do secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil e de técnicos da secretaria municipal e estadual de saúde.
"A prevenção é o nosso melhor remédio no combate às doenças. No caso da paralisia infantil não é diferente. Há 20 anos não temos novos casos da doença no país, não podemos descuidar da cobertura vacinal e os pais, por sua vez, precisam estar atentos para o calendário de vacinação não só da paralisia, mas de todas as doenças para que seus filhos cresçam saudáveis", destacou o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil.
Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas neste sábado, 12, em todo o país, contra a doença. A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, do Ministério da Saúde (MS), pretende imunizar 14,6 milhões de crianças, o que representa 95% dos menores de cinco anos.
Para cada etapa da campanha, segundo o MS, serão distribuídas cerca de 24 milhões de doses da vacina contra a paralisia infantil. Em todo o país, a imunização contará com 115 mil postos. A segunda dose da vacina contra a pólio será aplicada em 14 de agosto.
Com o slogan "Vacinou. É gol" a campanha coordenada na Capital pela secretaria Municipal de Saúde tem o objetivo de imunizar 31.950 crianças nesta faixa etária. Em todo o Estado devem ser imunizadas 85.679 crianças menores de cinco anos, cobrindo 100% da população nesta faixa etária.
Durante todo o sábado, serão disponibilizados 157 postos de vacinação na área urbana, envolvendo mais 1,3 mil profissionais. Os locais de vacinação funcionam das 8 às 17 horas. Além da dose contra a paralisia infantil, estarão disponíveis outras vacinas, como a hepatite B, tetravalente, H1N1 e contra o rotavírus.
Na primeira etapa da campanha 2009 foram vacinadas 83.145 crianças de zero a cinco anos, representando 100% de cobertura vacinal. Com isso, o Acre ficou em primeiro lugar em relação à homogeneidade. Os 22 municípios alcançaram a meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda. A doença foi de alta incidência no Brasil em anos anteriores, ocasionando deficiência física em centenas de pessoas. A vacina oral é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o único meio capaz de viabilizar a erradicação da poliomielite no mundo, sendo recomendada para as nações com índices de coberturas vacinais baixos e heterogênicos.
Leia também:
Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite será neste sábado