A Comissão preparatória da Conferência das Cidades do Acre continua os trabalhos nos municípios do estado. Distante da capital cerca de 230 km e com uma população aproximada de nove mil habitantes, Manuel Urbano foi a terceira cidade a realizar a etapa municipal da conferência das cidades.
A conferência foi realizada no auditório do Centro de Florestania na manhã da última terça-feira, 30, e contou com a presença de autoridades locais, entidades, estudantes, representantes de sindicatos e Ongs.
Entre outros objetivos a conferência municipal das cidades que antecede as etapas estadual e nacional é o momento para discutir e elaborar propostas com a comunidade local que atendam demandas nos setores da habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, planejamento urbano e ordenamento territorial e trânsito, com foco para o desenvolvimento urbano.
O principal debate da conferência das cidades está em torno da consolidação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) que, baseado nos resultados das conferências municipais e estaduais será consolidado na conferência nacional e encaminhado ao Congresso Nacional como forma de projeto de Lei.
Cinco delegados e cinco suplentes foram eleitos e irão representar o município na etapa estadual, que será sediada em Rio Branco.