Investimentos foram garantidos com o pacto da saúde, em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado e fortalecem atenção básica em Rio Branco
O Bairro do 15, um dos mais tradicionais do Segundo Distrito de Rio Branco vai ganhar nos próximos meses um Centro de Saúde totalmente reformado e ampliado. Trata-se do Centro de Saúde Eduardo Assmar, próximo ao antigo Barracão do 15 e que está sendo reformado com recursos do Pacto pela Saúde, uma parceria da prefeitura de Rio Branco com o governo do Acre.
Por meio do Pacto pela Saúde estão sendo realizadas obras de reforma e ampliação em cinco centros de saúde da Capital e transformando outros dois em policlínicas. O Pacto foi assinado em 2007 pelo prefeito Raimundo Angelim e o governador Binho Marques. As obras visam melhorar o atendimento às comunidades, evitando que o cidadão precise buscar atendimento em unidades avançadas como o Pronto Socorro e a Fundhacre.
O prefeito Raimundo Angelim, acompanhado do secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil e do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Wolvenar Camargo; visitou na manhã desta quinta-feira, 18, as obras de reforma e ampliação do Centro de Saúde.
Angelim se disse satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado no local e destacou a importância das obras para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no Município.
“Aqui neste centro nós iremos dispor de oito ambulatórios médicos, tratamento de fisioterapia, educador físico e nutricionista para acompanhamento de pacientes hipertensos, obesos e com amplo tratamento de prevenção às doenças. Trata-se de uma unidade de saúde moderna e que vai dar apoio aos nossos módulos de saúde do entorno, melhorando o atendimento e a qualidade de vida dos moradores da região”, explicou o prefeito.
A reforma do centro, segundo Wolvenar Camargo, prevê a substituição da cobertura existente, novas instalações hidráulicas e sanitárias, novas instalações elétricas, substituição total das esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e um novo padrão arquitetônico para as fachadas. Foram investidos, na obra, R$ 667.422,88 de recursos próprios da prefeitura para uma área construída de 594,69 m².
Com a implantação do Pacto pela Saúde os centros de saúde e policlínicas estarão preparados para receber o pacientes, oferecer consultas, medicar e, principalmente, fazer o trabalho de prevenção de doenças como hipertensão e dos casos de obesidade.
O atendimento inicial é feito no Módulo de Saúde do bairro, por um clínico geral. Os casos que necessitarem de maior investigação serão encaminhados aos Centros de referência, que verificam a necessidade de direcionar os casos para um especialista na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre).
No município de Rio Branco, a prefeitura destinou mais de 15% de seu orçamento para investir na saúde. Comparando o crescimento do índice de investimento entre os anos de 2004 a 2007 os números ultrapassam os 50%, ou seja, a prefeitura aplicou 57, 5% de seus recursos para ampliar e melhorar o atendimento da saúde pública em Rio Branco, que hoje tem cobertura de 60% na zona urbana e rural da Capital.