Prefeito Angelim inaugura creche no Morada do Sol

Unidade atende famílias carentes de vários bairros, amplia a oferta de vagas para crianças e facilita a vida da mãe trabalhadora

pref_raimundo_angelim_5_mv.jpg
bruno_silva_3_anos_fotos_marcos_vicentti.jpg

“Se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse o prefeito da capital acreana, Raimundo Angelim (Foto: Marcos Vicentti)

O prefeito Raimundo Angelim inaugurou nesta quinta-feira, 3, a Creche Francisca Maia, localizada na rua Vênus, bairro Morada do Sol. A unidade atende 80 crianças de até três anos com atividades lúdicas e educacionais dentro dos parâmetros de ensino específicos.

Construída em alvenaria, a obra conta com refeitório, bebedouro, escovódromo, cozinha, despensa e ampla sala de leitura. As crianças entram às 7 horas e saem às 17. Ao longo do dia recebem quatro refeições (café, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), descansam  ou dormem ao som de música ambiente.

Foram construídos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, além de outros equipamentos de acessibilidade. Estiveram presentes familiares de Francisca Maia (falecida em 2010), secretários municipais, autoridades civis e militares, como o soldado Edvaldo, coordenador do Programa Escolar de Erradicação das Drogas (Proerd), e o promotor Francisco Maia, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual, além de lideranças políticas e comunitárias, como os vereadores Rodrigo Pinto, presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Professor Roger e Sargento Vieira.

“Se há uma coisa que me orgulha é o trabalho feito pela nossa Secretaria de Educação”, disse o prefeito da capital acreana, ao fazer especial referência às pessoas que trabalham nas creches, local em que "a dedicação é de 100%". “Devemos estar assim, sempre com o coração aberto às boas coisas.”

O nome da escola presta homenagem à professora que iniciou a carreira aos 17 anos em Cruzeiro do Sul.

Gestão de Angelim transformou o sistema de creches

A evolução do sistema de creches é visível em Rio Branco. Em 2004, quando assumiu a prefeitura, Angelim encontrou sete estabelecimentos do gênero, mas todos sem as condições para atendimento às crianças. Hoje, conforme lembrou o secretário Moacir Fecury, são doze creches. As unidades eram administradas pela Secretaria de Ação Social e foram transferidas para a Secretaria Municipal de Educação.

Após deixarem a creche, as crianças seguem para as etapas iniciais do ensino infantil, modalidade que Rio Branco avança sistematicamente. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os alunos das primeiras e quartas séries da capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. Os números mostram que 67% de todas as crianças deixaram a primeira série totalmente alfabetizadas.

O Pacto pela Educação assinado entre a prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na capital. Segundo o acordo, são investidos mais de R$ 39 milhões no ensino fundamental e médio.

Quem foi Francisca Maia

Nascida em 1º de julho de 1958, em Cruzeiro do Sul, iniciou sua carreira aos 17 anos como professora da escola municipal Rio Alagoinha, no quilômetro 28 da BR-364. Em 1988, fixou residência em Rio Branco e iniciou seus trabalhos na escola municipal Álvaro Rocha, onde trabalhou por dez anos e ministrou aulas na primeira série. Na escola estadual Amanda Almada Brito, trabalhou até o dia de seu falecimento, em 25 de fevereiro de 2010.

O que eles disseram

{xtypo_quote}Vim trazer o agradecimento da nossa comunidade às autoridades, principalmente ao prefeito Angelim.

Pedro Serápio, conselheiro da Regional II  {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Não se pode pensar o desenvolvimento social sem pensar o desenvolvimento das pessoas. E o desenvolvimento das pessoas começa pelos pequenos.

Marcos Brandão, diretor de inovação da Secretaria de Estado da Educação   {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Nós não fazemos nada sem parceria, sem colaboração. Todos têm participação fundamental para a concretização deste trabalho.

Moacir Fecury, secretário Municipal de Educação  {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Somos favoráveis às coisas boas. Esta obra é excelente e as crianças vão estar seguras e à vontade.”

Rodrigo Pinto, presidente em exercício da Câmara de Vereadores {/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter