O programa Pré-Enem Legal, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) começou com o pé direito em 2025 e já chegou às escolas da zona rural de Rio Branco.
Na segunda-feira, 7, a instituição beneficiada foi a Escola Major João Câncio, no km 80 da Estrada Transacreana. Na terça, 8, as ações se deram na Vila Verde, Escola Dalva de Souza, no km 58 da Transacreana, e nesta quarta, 9, foi a vez da Escola Capitão Edgar Cerqueira Filho, no km 35 da BR-317, no sentido de Boca do Acre.

Os aulões são coordenados por Barthor de Oliveira, chefe da Divisão do Pré-Enem Legal, que explica que as atividades devem chegar a todas as 36 escolas de ensino médio de Rio Branco.
De acordo com o professor, os aulões abrangem as quatro áreas de conhecimento, que são linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas e matemática e suas tecnologias. “Então, a gente traz o corpo docente para a escola, para trabalhar a matriz de referência do Enem com alunos do terceiro ano do ensino médio”, explica.

E completa: “Trabalhando a matriz de referência, que é paralela ao currículo do nosso Estado, a gente fortalece ainda mais os nossos estudantes quando se olha, sobretudo, para a avaliação do Enem”.
As ações do Pré-Enem Legal foram elogiadas pela diretora da escola, Francisca Monteiro, que destaca que os alunos demonstram muita vontade de participar. “A gente tinha um problema de logística, mas a presença dos professores aqui na escola era tudo o que a gente queria desde o início”, diz.

“Os alunos participavam muito pouco das avaliações do Enem, mas desde o ano passado a participação é grande, temos até alunos que já estão na faculdade”, relata.
Gratificante
Aluna do terceiro ano da Capitão Edgar Cerqueira Filho, Tainá Maciel, que mora na Vila Pia, afirma receber os professores do Pré-Enem Legal e poder participar dos aulões é “muito gratificante”. E completa: “Temos um privilégio que algumas turmas não tiveram e a gente é muito grata por essa equipe, pois as dicas são fundamentais”.

Quem também elogia a equipe do Pré-Enem é a aluna Mayara Nogueira, que mora no Ramal Iquiri. “É um privilégio receber os professores aqui em nossa escola”, ressalta.