A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) alerta aos interessados em realizar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), de 2026, têm até o dia 17 de abril para pedir a isenção da taxa para a realização das provas.
É o mesmo prazo para quem se inscreveu no Encceja do ano passado, 2025, mas que não compareceu para realizar as provas. “Esse prazo é para quem se inscreveu e justificou a ausência. Quem não justificou há necessidade de pagar uma taxa de 40 reais”, explicou o chefe do departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEE, professor Jessé Dantas.

As inscrições para o Encceja estarão abertas entre os dias 4 e 15 de maio e as provas, este ano, estão previstas para serem aplicadas no dia 23 de agosto. As provas são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinadas a jovens que desejam concluir os ensinos fundamental e médio.
Para realizar o exame de proeficiência é necessário ter pelo menos 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Os interessados farão quatro provas objetivas com 30 questões cada, além de uma redação. Para o ensino fundamental as provas são de ciências, matemática, língua portuguesa e ciências humanas. Já para o ensino médio as provas são de ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas.

Ainda de acordo com o professor Jessé Dantas, a SEE disponibiliza, por meio do site do Cemeac (Centro de Mídias Educacionais do Acre) todo o material para estudo. No ano passado, 1.128 pessoas se inscreveram para fazer a prova do ensino fundamental e 3.992 pessoas para fazer as provas do ensino médio.
Os interessados em se inscrever no Encceja deste ano devem acessar a página do Inep pelo login e senha do gov.br. “O Encceja é uma forma dos alunos, inclusive do regular, se já tiverem idade, de adquirir a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, e em disciplinas que não foram aprovados”, explicou o professor Jessé Dantas.




