Prazo de apresentação de projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultura termina nesta sexta

Equipe da FEM atenderá os proponentes a partir desta quinta-feira, na Tentamen, das 8 às 18 horas

 

Termina nesta sexta-feira, 3, o prazo de entrega dos projetos artístico-culturais para o edital de seleção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Artes cênicas, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, humanidades, música e artes integradas são as áreas contempladas pelo edital, que prevê o montante de investimentos no valor de R$ 1 milhão. A equipe técnica do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura da Fundação Elias Mansour montou toda uma logística que funcionará na Tentamen a partir desta quinta-feira, das 8 às 18 horas, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos proponentes dos projetos.

Para Karla Martins, chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura da FEM, existem grandes expectativas em relação aos projetos dos municípios, pois a cada ano, com a realização da oficina de elaboração e formatação de projetos ministrada pelos técnicos da FEM, percebe-se que os proponentes demonstram certa maturidade e arrojo na elaboração, execução e prestação de contas.

"Além disso, com a caravana percorrendo os municípios, estamos possibilitando o aumento do número de projetos oriundos do interior. Contamos com uma média de 40% de projetos da capital e 60% dos municípios em 2008. Provavelmente essa média altere um pouco, o melhor seria se tivéssemos 20% de Rio Branco e 80% dos municípios. Mas, por questão de uma relação per capita, sabemos que a possibilidade de acesso aos recursos públicos em Rio Branco é bem maior, inclusive porque existe uma Fundação Municipal, com sua lei municipal. Na verdade, não podemos computar um aumento desse valor, mas esperamos que esse número se altere para maior em relação aos municípios", destacou.

Com o processo amplo de discussão de implantação dos Sistemas Municipais de Cultura, que envolvem o encontro mensal com os membros temporários do ConCultura nos 22 municípios, um representante da sociedade civil e o outro das prefeitura, e com a visita do presidente e vice-presidente do orgão, Daniel Zen e Lenine Alencar, aos prefeitos e gestores da esfera municipal, Martins acredita que a relação cultural de acesso aos recursos do  Estado, que ainda é deficiente principalmente nos quatro mais isolados – Jordão, Santa Rosa, Porto Walter e Marechal -, aprimore-se com a formulação e execução de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes.

Numa análise clara, Martins aponta que a cada edital lançado tem-se buscado o aprimoramento e garantindo a transparência aos processos de seleção em qualquer área. "Um fator da política de editais é a descentralização, que permite com que sejam contemplados todos os segmentos artístico-culturais, oportunizando o acesso de novas produções, anteriormente esquecidas."

SERVIÇO

Inscrições na quinta-feira e sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Tentamen – Rua Plácido de Castro, 269 – Segundo Distrito – 3223-3608

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter