Prazo da escuta pública aos estudantes sobre currículo do novo ensino médio termina nesta sexta

Após ouvir os professores, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Acre abriu uma escuta pública para os estudantes das escolas-piloto do novo ensino médio sobre as Rotas de Aprofundamento do Conhecimento. A escuta estará disponível na plataforma educ.see.ac.gov.br até sexta-feira, 18 (CLIQUE AQUI E ACESSE).

As rotas são unidades curriculares que proporcionarão aos estudantes conteúdos adicionais, além dos já estudados regularmente no ensino médio, abrangendo as quatro áreas do conhecimento que compõem os itinerários formativos. 

Atualmente, Rio Branco possui dez escolas-piloto do novo ensino médio. São elas: Lourival Sombra, Heloísa Mourão Marques, Henrique Lima, Clícia Gadellha, José Rodrigues Leite, Major João Câncio, Santiago Dantas, João Batista Aguiar, Leôncio de Carvalho e Senador Adalberto Sena. 

Os estudantes das escolas-piloto poderão participar da escuta até sexta, 18.  Foto: Arquivo Secom

É importante lembrar que o novo ensino médio é composto pela formação geral básica e os itinerários formativos são divididos de acordo com as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, e Formação Técnica e Profissional.

Os itinerários são formados pela língua espanhola, as disciplinas eletivas, o projeto de vida do estudante e as rotas de aprofundamento. Já no primeiro ano do ensino médio, o estudante terá oportunidade escolher um itinerário para seguir, a partir do seu projeto de vida.

No segundo ano, o aluno deverá optar por uma rota, entre as duas disponíveis em cada área do conhecimento, exceto no itinerário de Formação Técnica e Profissional, em que poderá escolher uma, entre as diversas opções que a rede estadual disponibilizará.

A escuta aos estudantes será fundamental para que a SEE saiba a preferência dos alunos dentro das regionais de Rio Branco, pois cada escola deverá oferecer rotas exclusivas na regional. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest