Práticas sustentáveis são diretrizes da gestão pública do Acre

Na Sema todos os servidores possuem suas próprias canecas (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Na Sema todos os servidores possuem suas próprias canecas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O consumo racional de água e papel nas repartições do Estado é uma ação desenvolvida pelo governo do Acre, que em 2015 implementou o decreto de Práticas Sustentáveis na Administração Pública (A3P).

A adesão das instituições ao decreto é fomentada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que também é responsável por acompanhar o desempenho das metas pactuadas.

O documento orienta que, no período de um ano, as instituições reduzissem em 20% o uso de papel, como forma de evitar o desperdício, eliminassem a utilização do copo descartável, incentivando o uso de canecas permanentes, e implementassem a comissão responsável por acompanhar o desenrolar das metas.

Na OCA, todo o papel utilizado é transformado em blocos de anotações (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Na OCA, todo o papel utilizado é transformado em blocos de anotações (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O decreto frisa ainda a importância da substituição de torneiras comuns por econômicas e a separação e destinação do papel já utilizado para reciclagem. Além de manter o ambiente mais limpo e conservado, as práticas têm impacto direto na economia dos recursos públicos.

Na Organização das Centrais de Atendimento de Rio Branco (OCA), todos os servidores possuem seu próprio copo ou garrafa permanente.

A campanha “Adote seu Copo”, promovida pela instituição, conscientiza o cidadão a usar o mesmo recipiente de plástico, enquanto estiver no local.

A horta comunitária da repartição é mantida pelos próprios servidores, que se identificam com o trabalho. “Aprendi a lidar com plantas com a minha avó, ela adora e sempre me chamava para ajudar. Quando cheguei para trabalhar aqui, fiz questão de ajudar no cultivo da nossa horta”, ressaltou o atendente da OCA José Jardim.

Todo o papel utilizado é transformado em blocos de anotação, produzidos pelos próprios servidores. A coleta de lixo seletivo é outra prática comum desenvolvida na instituição.

As servidoras cuidam diariamente das plantas na SGA (Foto: Cedida)
Servidoras cuidam diariamente das plantas na SGA (Foto: Cedida)

Amantes da natureza, as amigas Josefa Ribeiro, Dora Cunha e Vanda Frota decidiram “adotar” as plantas da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA). Diariamente, as servidoras regam e, quando necessário, adubam as plantinhas que compõem a ornamentação da repartição.

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, destaca a importância da participação dos servidores na construção deste novo Acre.

“É muito importante que os servidores públicos se conscientizem e adotem práticas sustentáveis, tornando o ambiente de trabalho mais saudável e contribuindo para preservação do planeta”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter