Praça da Juventude mobiliza comunidade com cursos profissionalizantes

A Praça da Juventude Recanto dos Buritis, administrada pela Secretaria Adjunta de Educação e Esporte, foi inaugurada em 7 de julho deste ano, e desde então mudou o cotidiano dos moradores do bairro Recanto dos Buritis e adjacências. A estrutura arquitetônica tem 8.625 metros quadrados e foi pensada para atender toda a comunidade, em especial a juventude, para proporcionar inovação nas atividades de esporte e lazer realizados no local e favorecer a produção cultural num amplo espaço de convivência comunitária com acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer, num projeto do governo que alia saúde, qualidade de vida e bem-estar com atividades socioeducativas diversificadas.

A Praça da Juventude Recanto dos Buritis, administrada pela Secretaria Adjunta de Educação e Esporte, foi inaugurada em 7 de Julho (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A Praça da Juventude Recanto dos Buritis, administrada pela Secretaria Adjunta de Educação e Esporte, foi inaugurada em 7 de julho deste ano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para atender as demandas da comunidade, a praça conta com salas de ginástica, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e futebol society, quadra de skate e playground, além de um amplo espaço para atividades culturais. Capoeira, escolinha de futebol, aulas de dança, ginástica aeróbica com a participação ativa da terceira idade e práticas lúdicas voltadas para crianças são algumas das atividades desenvolvidas no local.

Para melhorar a qualidade de vida dos moradores, a coordenação da praça vem desenvolvendo um trabalho de valorização e socialização dos moradores através de cursos profissionalizantes que visam promover a qualificação de jovens e adultos para ingressar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são de camareira, recepcionista, depilação profissional, panificação, pizzaolo, pintor, pedreiro e frentista.  A realização desses cursos acontece através de parcerias entre o Centro de Referência Social Santa Inês (Cras), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Secretaria de Pequenos Negócios.

Para atender as demandas da comunidade, a praça conta com salas de ginástica, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e futebol society, quadra de skate e playground, além de um amplo espaço para atividades culturais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para atender as demandas da comunidade, a praça conta com salas de ginástica, quadra poliesportiva, quadra de vôlei de areia e futebol society, quadra de skate e playground, além de um amplo espaço para atividades culturais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os cursos profissionalizantes têm mobilizado os moradores, que têm buscado uma profissionalização através dos cursos como uma oportunidade de obter qualificação e externar conhecimentos para ingressar no mercado de trabalho. O coordenador da Praça da Juventude, José Augusto, ressalta que a oferta desses cursos é uma forma de valorizar os moradores, promovendo a cidadania para o fortalecimento e incentivar o crescimento do bairro Recanto dos Buritis. “Nosso objetivo é integrar esses moradores dentro do mercado de trabalho com oportunidade de ampliar e intensificar as práticas esportivas e educacionais abrangendo toda a população”, afirmou Augusto.

Além de proporcionar práticas esportivas e culturais, a Praça da Juventude tem participado ativamente do processo de interação e socialização entre os bairros próximos. Juliana Coelho, moradora do bairro Taquari. está participando do curso de frentista. Segundo ela, esse curso tem oferecido uma nova oportunidade para toda a família. “Desde que comecei a frequentar este local, a perspectiva de um futuro com profissionalização aumentou muito, essa oportunidade é uma forma de intensificar a educação com qualidade”, declarou.

 

Além de proporcionar práticas esportivas e culturais a Praça da Juventude tem participado ativamente do processo de interação e socialização entre os bairros próximos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Além de proporcionar práticas esportivas e culturais, a Praça da Juventude tem participado ativamente do processo de interação e socialização entre os bairros próximos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O secretário Adjunto de Esporte, Mauro de Deus, enfatiza que os trabalhos estão voltados para todos os segmentos, mas que houve uma identificação da necessidade de cursos de capacitação para a comunidade, então a pasta que dirige fez parcerias, e esses cursos profissionalizantes são uma forma de ofertar a profissionalização, ampliando as ações e expandindo para os bairros adjacentes. “Nossa meta é atingir as famílias que precisam de um incentivo para melhorar a renda familiar”, pontuou Mauro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter