Todas as noites pelo menos 500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, têm um ponto de encontro no bairro Recanto dos Buritis: a Praça da Juventude, um espaço de sete mil metros quadrados que reúne quadra de esporte, parquinho infantil, salas de aulas de artes marciais, dança e cursos profissionalizantes. A área de lazer tem transformado a vida no bairro.
O projeto Praça da Juventude nasceu com o objetivo de reduzir a criminalidade nos bairros atendidos, promover a inclusão social através do esporte, oferecer possibilidade de renda com cursos profissionalizantes, incentivar as recreações e atividades culturais para as famílias e trabalhar a saúde preventiva através do esporte e lazer. Pelo menos 40% das doenças crônicas degenerativas poderiam ser evitadas com a prática de atividades físicas.
Leia mais Esporte, lazer e cidadania mudam realidade do bairro Recanto dos Buritis César Messias participa do lançamento do projeto Juventude na Comunidade |
A Praça da Juventude beneficia a população dos bairros Areal, Santa Inês, Recanto dos Buritis e Belo Jardim. O coordenador da Praça da Juventude, que é ligada à Secretaria de Esporte, Levi Azevedo, explica que o Recanto foi escolhido como sede da primeira Praça da Juventude por ser uma área vulnerável, com elevado índice de criminalidade, palco de venda de drogas, roubos e ameaças. “Com a oferta de um espaço de lazer, cursos profissionalizantes e todas as atividades que estão disponíveis para a população a violência tem diminuído nas redondezas”, comentou.
São atendidas mais de mil pessoas nas atividades esportivas e de lazer, com aulas de futebol society, dança de salão, taekwondo, tênis, capoeira, ginástica aeróbica, atletismo, futsal e violão. As modalidades futebol society, dança de salão e ginástica aeróbica são as mais procuradas. “São elas que têm o maior número de participantes, mas as aulas de taekwondo apresentam bons resultados também, embora tenham um número limitado de participantes. Eles conseguiram o terceiro lugar na Copa Rio Branco e o terceiro lugar no Primeiro Festival Acreano de Taekwondo Champioship, em 2012”, completa Levi.
Outra ação importante que é realizada na Praça de Juventude, em parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios é a oferta de 1236 vagas em cursos profissionalizantes. “As aulas acontecem nos três turnos e o curso de frentista, por exemplo, já está na segunda turma. Mas a maioria dos cursos iniciou as aulas na semana passada, e temos aulas que vão de manicure e condutor de turismo. A Praça da Juventude se tornou um ambiente muito importante na comunidade”, comentou o coordenador do espaço.
Sobre o projeto – O projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com o objetivo de levar equipamentos esportivos ao público, além de ser um espaço de qualificação profissional para a população. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, o local é uma área de convivência comunitária que abriga atividades culturais, de inclusão digital e de lazer.