Comidas típicas, lanches e bebidas na Avenida Amadeo Barbosa
Dançar, pular e se divertir também consome muita energia. E para repor tudo isso, o folião acreano conta com uma imensa praça de alimentação na Avenida Amadeo Barbosa. São 60 quiosques divididos em quatro setores dentro da festa, onde podem ser encontrados diversos pratos, lanches, variando desde bobó de camarão, lasanha e galinha picante, a coxinhas, crepes e pastéis.
Para Vanete Moreira, que pela primeira vez vende seu tacacá no carnaval acreano, a oportunidade está sendo única. “Foi um pedido do próprio governador para ter tacacá. Para ele as comidas típicas não poderiam faltar”, explica Vanete, que veio da cidade de Senador Guiomard diretamente para montar seu negócio no carnaval de Rio Branco.
“Esse ano o carnaval está indo até às 3 horas da madrugada. Então já está valendo muito mais a pena do que nos outros anos, o movimento está muito maior”, conta Luciano Barbosa, cujo quiosque serve pratos grandes de churrasco e seus acompanhamentos e pelo terceiro ano traz seu negócio para o carnaval. “A procura está muito grande e estamos nos preparando para o último dia, que sempre é o mais agitado”, revela o comerciante que já na segunda noite recuperou todo o seu investimento.
Além da praça de alimentação, os foliões contam com mais 240 opções de vendedores ambulantes na entrada da avenida, por trás do complexo 14 Bis. Esses vendedores foram treinados pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer. “Foi oferecido um curso de 36 horas na manipulação de alimentos, higiene e turismo”, conta a Secretária Ilmara Lima.
Também há quiosques exclusivos para a venda de refrigerantes, cerveja e água, além de poder comprar o famoso “copo sujo”. Para o folião que tiver sede, o Departamento Estadual de Água e Saneamento disponibiliza pontos de água mineral gratuita.