Pró-Município chega ao Vale do Juruá

Binho Marques assina convênios que repassam recursos para Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter

rodrigues.alves2.jpg

Binho Marques apresentou Pró-Município durante solenidade em Rodrigues Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)

rodrigues.alv.jpg

Binho assinou convênio com repasses para Rodrigues Alves (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

cruzeiro4.jpg

Em Cruzeiro do Sul, o prefeito Wagner Sales participou da solenidade (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques lidera mais uma caravana do Pacto pelo Desenvolvimento Social dos Municípios (Pró-Município) que está levando mais de R$ 28 milhões para Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter. Nesta sexta-feira, os convênios foram assinados com as prefeituras de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. Participam da caravana o vice-governador César Messias; o ex-governador Jorge Viana; os deputados federais Henrique Afonso, Ilderlei Cordeiro, Gladson Cameli  e  Perpétua Almeida; os deputados estaduais Edvaldo Magalhães (presidente da Assembléia Legislativa do Acre), Maria Antônia, Perpétua de Sá e Thaumaturgo Lima; além de lideranças comunitárias, religiosas e de classe do Vale do Juruá.

O Pró-Município começou a ser construído ainda antes dos prefeitos eleitos tomarem posse no ano. "Quando convidei os 22 prefeitos para a reunião, teve alguns que não acreditaram nas minhas palavras, mas nós estamos aqui, cumprindo o acordo", disse Marques.

O programa, de acordo com o governador, irá estabelecer  uma competição positiva entre os gestores: receberão mais recursos as prefeituras com melhor desempenho em sua aplicação. Conforme lembrou o governador, 80% dos investimentos são atribuições próprias dos municípios. O Pró-Município está na concepção do Programa de Desenvolvimento e Inclusão Social do Acre (ProAcre), que tem como foco a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades, possibilitando atender prioritariamente aquelas localizadas em zonas com maior urgência quanto ao acesso a serviços básicos de saúde, educação e desenvolvimento produtivo comunitário e aquelas estabelecidas em áreas rurais nas unidades de conservação, terras indígenas e projetos de assentamento. Nas cidades, estão localizadas em regiões de fundos de vale.

Em seguida, secretários municipais e estaduais de educação, saúde e assistência social  e gestores de várias áreas se reuniram para avaliar as necessidades e as formas para ampliar o acesso aos serviços básicos e com a qualidade que a população precisa.  Com a proposta central de melhorar os índices que medem a qualidade de vida dos acreanos, o pacto visa o fortalecimento e ampliação das ações em saúde, educação e infraestrutura urbana e rural.

O governador voltou a ressaltar a natureza diferenciada do Pró-Município. "O que está acontecendo aqui é diferente de tudo o que existe na política tradicional", disse Marques.

Rodrigues Alves tem uma das maiores malhas de ramais do Acre

marcosalexandre.jpg

Diretor do Deracre falou sobre as várias frentes de trabalho do órgão no município (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Apesar das chuvas que ainda persistem neste mês de julho, o Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroviária (Deracre) irá melhorar em parceria com a prefeitura de Rodrigues Alves cerca de 200 quilômetros de ramais. Somando-se a Cruzeiro do Sul, a parceria irá manter quatro patrulhas mecanizadas em várias frentes de trabalho. Ramais como Pentecostes e Lagoa estarão sendo atendidos nesta primeira etapa.

O pacto inclui melhoria da AC-407, importante rodovia que conecta e integra a região. A melhoria, segundo informou Marcos Alexandre, diretor do Deracre, irá chegar também ao perímetro urbano da via.

"Asinhas" irá elevar Ideb de comunidades isoladas

mariacorrea.jpg

Maria Correa afirma que investimentos irão melhorar os índices da educação nos municípios (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As prioridades na educação são elevar os indicadores de qualidade da educação relacionados com Ideb. As ações fazem parte das do Programa Asas da Florestania Infantil, que já está sendo carinhosamente chamado de "Asinhas". Em Rodrigues Alves, a meta é alcançar Ideb de 3.8 pontos nas próximas avaliações.

O Asas da Florestania Infantil irá possibilitar que os professores levem o ensino às crianças de 4 e 5 anos de idade mesmo que morem muito distante das margens dos rios. Além disso, os investimentos irão atender também o ensino fundamental e médico.

O prefeito de Rodrigues Alves, Francisco Freitas, conhecido como Burica, agradeceu os investimentos. "Estamos felizes e nos sentimos prestigiados pelo governador Binho Marques, afirmou.

Cruzeiro do Sul ganhará escola de educação infantil

A cidade de Cruzeiro do Sul irá receber, entre muitos benefícios contemplados no Pró-Município, uma escola infantil que será construída pelo Governo do Estado.  O programa permitirá ampliar a luta contra o analfabetismo na região do Juruá.

A secretária de Estado da Educação fez a apresentação dos investimentos e alertou para o negativismo em relação ao programa: "negar o direito da população de participar de uma parceria como esta é negar o desenvolvimento", afirmou a secretária ao destacar a importância da educação para o desenvolvimento social. "Meu partido é a educação", disse Maria Correa.

PSF Móvel: atendimento às comunidades ribeirinhas com ampla estrutura

osvaldoleal.jpg

Secretário estadual de saúde disse que uma das prioridades na região é o atendimento às populações ribeirinhas e indígenas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os recursos na área de saúde serão distribuídos com base em três eixos principais: recuperação das unidades, qualificação da atenção básica e na melhoria da gestão local. De acordo com o secretário de Saúde, Osvaldo Leal, o foco das ações está centrado na atenção materno-infantil com pré-natal de qualidade, acesso ao parto humanizado e ao acompanhamento da criança até um ano de idade.

"Nessa região por conta dos rios, o planejamento é garantir a aquisição de unidades fluviais móveis e montagem de equipes de saúde para atender as populações ribeirinhas e indígenas", disse o secretário Osvaldo Leal. Com isso, estará instituído o Programa Saúde da Família Móvel, que levará equipes médicas com atendimento universal, inclusive com realização de exames com aparelho portátil de ultrassonografia. As embarcações funcionarão conforme uma unidade de saúde convencional.

"Estamos aqui assinando esse termo de compromisso em áreas consideradas fundamentais. Nosso município agradece por isso", disse o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, que compareceu à cerimônia acompanhado de sua esposa, a deputada estadual Antônia Sales.

FRASES

{xtypo_quote}Binho está de mãos estendidas para os mais fracos.

Jorge Viana, ex-governador e presidente  do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre {/xtypo_quote}

rodrigues_alves5.jpg

{xtypo_quote}Nosso Governo está investindo naquilo que há de mais importante, que são as pessoas

César Messias, vice-governador{/xtypo_quote}

rodrigues_alves3.jpg

{xtypo_quote}Hoje é um dia importante. Meu coração está cheio de alegria. Todos os 22 municípios recebem esses investimentos.

Maria Antônia, deputada estadual {/xtypo_quote}

mariaantonia.jpg

{xtypo_quote}Tenho certeza que a população do Vale do Juruá estará grata por estes investimentos.

Gladson Cameli, deputado federal {/xtypo_quote}

gladsonn_cameli.jpg

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter