O povo indígena Nukini, da Terra Indígena República, na cidade de Mâncio Lima, foi contemplado com a construção de oito açudes e duas escolas, além da reforma de outra. O anúncio foi feito pelo governador Tião Viana durante reunião com lideranças indígenas articulada pela deputada estadual Maria Antônia.
Os açudes fazem parte da preocupação da gestão de governo com a questão da segurança alimentar dos indígenas, além da possibilidade da venda de excedendo para o complexo de piscicultura. E as escolas indígenas são também uma prioridade. “Precisamos dar às crianças indígenas a mesma dignidade e conforto que as crianças encontram na educação urbana”, disse o secretário de Educação, Daniel Zen. A reforma será feita com recursos próprios.
“Além disso, a aldeia está contemplada pelo projeto do Fundo Amazônia para Vigilância e Fiscalização das terras indígenas. O governador Tião Viana tem compromisso com os nossos povos indígenas e a preocupação dele é principalmente com a produção e educação”, observou o Assessor para Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawa. O povo Nukini é composto por cerca de 500 indígenas.