Povo Huni Kui promove 1ª Festa da Espiritualidade

Evento pretende reunir lideranças de 3 terras indígenas Kaxinawa e profissionais que atuam nas 32 comunidades do Povo Huni Kui

indias_kaxinawa_do_caucho_-tarauac.jpg

Visitantes terão acesso a rituais dos índios Kaxinawa (Foto: Agência de Notícias do Acre)

De 24 a 31 de dezembro a Associação dos Seringueiros Kaxinawa do Rio Jordão (Askarj) realiza a Festa da Espiritualidade do Povo Huni Kui. A festa comemora a instalação de pontos de internet nas terras Huni Kui município de Jordão, fortalecimento do Centro Memorial, o lançamento do filme Bashnepuru e a assinatura do convênio entre o Governo do Estado do Acre e Askarj para a implementação do plano de gestão territorial e ambiental com recursos do ProAcre.

Lideranças indígenas, professores, agentes de saúde e agroflorestais devem participar das festividades. Atualmente a população Kaxinawa soma em torno de 3 mil pessoas divididas em 32 aldeias de três terras indígenas do Acre. Para chegar à Aldeia São Joaquim, onde irá acontecer a Festa da Espiritualidade, é preciso pegar um voo partindo do Aeroporto de Rio Branco até o município do Jordão e de lá, seguir de barco pelo rio Jordão até à comunidade.

"A festa é de espiritualidade e de cura pela chegada de 2010. Os visitantes terão acesso a nossos rituais, de pajelança mesmo", garante um dos organizadores, José Banê Huni Kui.