Pouso do helicóptero Comandante João Donato no pátio do Palácio Rio Branco encerra desfile

No dia da Independência, governador Binho Marques também apresentou à população as 142  novas viaturas adquiridas para reforçar a atuação das polícias Civil e Militar no Acre

desfile_foto_sergio_vale.jpg

Helicóptero pousou em frente ao Palácio Rio Branco no encerramento do desfile (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Desfile de 7 de Setembro em Rio Branco foi encerrado com a entrega de 142  novas viaturas para as polícias Civil e Militar e do helicóptero Esquilo Comandante João Donato para os sistemas de saúde, defesa social e segurança pública do Acre. "Os investimentos chegam perto de R$ 8 milhões", disse o governador Binho Marques, que recebeu das mãos do major Jocilei Gonçalves a chave do helicóptero Esquilo AS 350 B2 Comandante João Donato, que pousou no pátio do Palácio Rio Branco. A chave foi repassada para a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina.

Acesse todas as notícias do Desfile de 7 de Setembro

Esses investimentos ainda são uma pequena parte daquilo que o Governo do Acre prepara para o sistema de segurança pública. O helicóptero Esquilo AS 350 vem integrar o conjunto de investimentos que estão sendo realizados em todas as áreas do desenvolvimento humano. É o primeiro destinado à Região Norte pelo Governo Federal. A aeronave é o primeiro helicóptero do Governo  Acre e foi adquirida através de um convênio entre o Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça através do  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Dois oficiais acreanos – o major Sérgio Albuquerque e o capitão Negreiros – estão sendo qualificados para operar o CJD. Por enquanto, por cerca de dois anos, pilotos e agentes da Força Nacional de Segurança darão operacionalidade às missões. O grafismo no CJD é a Bandeira do Acre. O nome homenageia o primeiro piloto do Estado, João Donato, pai do músico homônimo.

Com capacidade para transportar seis passageiros, além do piloto, o helicóptero apresenta desempenho adequado em altitudes elevadas e temperaturas altas. Custou  R$ 7,9 milhões e é o 500º fabricado pela Helibras, empresa que participou de uma concorrência nacional e propôs o melhor preço final para o equipamento. O helicóptero vai atender as necessidades de segurança na fronteira do Acre com o Peru e a Bolívia com vistas à Estrada do Pacífico, que une o Brasil aos portos do Pacífico. Também atuará no interior do Estado, bem como nas emergências em saúde e defesa civil, prestando apoio a moradores de localidades isoladas e em ações desencadeadas pela Vigilância Sanitária, ocorrências de trânsito e transporte de pessoas que precisam de cuidados em saúde. Para Binho Marques, o helicóptero é decisivo para ajudar na diminuição do isolamento das comunidades.

Helicóptero e novas viaturas foram apresentados à população durante o desfile
(Fotos: Sérgio Vale/Secom)
desfile_foto_sergio_vale_4.jpgdesfile_foto_sergio_vale_1.jpgdesfile_foto_sergio_vale_7.jpg

Novas viaturas – A maioria das 142 viaturas entregues nesta segunda-feira à população é de carros. Várias motos, quadriciclos e bicicletas compõem o conjunto de veículos que já estão trabalhando na prevenção e represssão à criminalidade nas dez regionais de segurança pública criadas pelo governador Binho Marques.

O helicóptero permaneceu estacionado no pátio do Palácio Rio Branco para que as pessoas pudessem conhecer de perto e fazer fotos de um dos mais importantes investimentos em inclusão humana já realizados por um governo no Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter