Postos de saúde devem receber mais de 30 mil idosos para a vacinação contra gripe

Campanha iniciada nesta sábado será realizada até o dia 8 de maio em todo o Brasil

vacina_contra_a_gripe_foto_sergio_vale_03.jpg

Meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% da população idosa do país. No ano passado o Acre ultrapassou a meta vacinando mais de 93% das pessoas com mais de 60 anos. (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Os maiores de 60 anos já podem procurar as unidades de saúde para tomar a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação teve início neste sábado e se estende até o dia 8 de maio. O Governo do Estado em parceria com as prefeituras dos 22 municípios já disponibilizou 52 mil doses de vacina. Mais de mil profissionais estão envolvidos para garantir a vacinação da população com mais de 60 anos.

De acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Maria Auxiliadora Holanda, a Campanha será desenvolvida em mais de 300 postos de saúde em todo o Estado. Além disso, as pessoas que pertencem a faixa etária alvo podem ainda procurar os pontos móveis, como supermercados e terminais de ônibus. A partir de segunda-feira, 27, a imunização também estará disponível nas agências bancárias e no INSS. “A estrutura foi montada para garantir uma boa campanha”, destacou.

{xtypo_quote_right}Desde que comecei a tomar não tive mais fortes gripes. Os resultados são muito bons{/xtypo_quote_right}No ano passado, o Acre superou a meta nacional proposta pelo Ministério da Saúde, que era de 80%, chegando a imunizar cerca de 37 mil idosos, o que representou 93,26%. A expectativa é de que os índices desse ano sejam melhores, para isso, agentes da Sesacre iniciaram desde o dia primeiro de abril a mobilização para o atendimento nas comunidades de difícil acesso.

Na sexta-feira, quando a campanha foi lançada em Rio Branco cerca de 8% da população idosa já recebeu a vacina. Na capital a meta é imunizar cerca de 17 mil pessoas. O aposentado Francisco D’jalma, 64 anos, destaca a importância de tomar a vacina para evitar a doença. “Desde que comecei a tomar não tive mais fortes gripes. Os resultados são muito bons”, disse ele.

Durante a vacinação contra a gripe, também estarão disponíveis as vacinas contra a febre amarela e o tétano para aqueles que precisem atualizar sua situação vacinal, por isso os idosos devem lembrar-se de levar seu cartão de vacinação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter