Iniciativa internacional desenvolvida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), conhecido como Pisa, divulgou os resultados brasileiros de 2012 nesta semana, com o Acre ocupando a 22ª posição no ranking nacional.
No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicado para estudantes com o objetivo de produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade no ensino básico. Desde 2006, o Acre vem subindo nas posições do exame, que também verifica o nível de preparação dos jovens para o exercício da cidadania.
As avaliações do Pisa acontecem a cada três anos e abrangem três áreas do conhecimento: leitura, matemática e ciências, sendo que a cada edição do programa uma dessas áreas recebe maior destaque. Em 2000, o foco foi em leitura; em 2003, matemática; e em 2006, ciências. O Pisa 2009 iniciou um novo ciclo do programa, com o foco novamente recaindo sobre o domínio de Leitura; e em 2012, é novamente matemática, deixando para 2015 o tópico ciências.
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Posições do Acre no PISA
2006 – 24ª
2009 – 23ª
2012 – 22ª
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Os resultados desse estudo podem ser utilizados pelos governos dos países envolvidos como instrumento de trabalho na definição e refinamento de políticas educativas, procurando tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade.
O aumento das posições é destacado pelo secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, como um índice do crescimento qualitativo da educação acreana. “Apesar de não estarmos em uma posição mais elevada, o Acre só vem crescendo no ranking desde 2006. Se seguirmos com a melhora, o estado só tem a ganhar nas avaliações”, disse Zen.