Pós-graduação em Gestão do Sistema Penitenciário e Direitos Humanos está com inscrições abertas

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Lucas Gomes, juntamente com gestores da pasta, esteve na manhã desta sexta-feira, 6, em uma reunião com a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, para uma conversa sobre a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão do Sistema Penitenciário e Direitos Humanos. O encontro aconteceu na sala de reuniões da reitoria do campus.

O curso na modalidade de ensino à distância, se encontra com inscrições abertas até o dia 17 e conta com 300 vagas a serem preenchidas por profissionais da segurança pública do estado do Acre.

A reunião aconteceu na reitoria do campus universitário de Rio Branco Foto: Ascom/Ufac

De acordo com a reitora, a demanda para o curso sempre existiu, mas este é o momento ideal em que, não só o Acre mas todo o Brasil precisa fazer reflexões e mudanças com relação ao Sistema Penitenciário. “Enquanto sociedade e enquanto cidadãos nós percebemos que o momento está cada vez mais complicado. A Universidade vai cumprir o seu papel”, disse.

“Aqui no Acre a gente estreita muito as parcerias tanto com o governo como com o município. A universidade está sempre dialogando com todos e respondendo às demandas que o Estado está precisando”, ressaltou a anfitriã.

Participaram da reunião, membros da equipe gestora do Iapen, além dos coordenadores da pós-graduação e representantes de setores envolvidos na implantação do curso Foto: Ascom/Ufac

Para Lucas Gomes, com a pós-graduação, os servidores poderão oferecer uma melhor resposta, tratar melhor do sistema penitenciário e corresponder a esse desafio que é tão grande. “Com certeza nós teremos uma especialização melhor. Um salto de qualidade no serviço desses servidores que cuidam do sistema penitenciário”, afirmou.

Marisol Brandt, coordenadora da pós, explicou que a concepção do curso é voltada para a realidade de fronteira e direitos humanos. “Que quem esteja na pós possa multiplicar aquilo que é muito criticado mas que nós confiamos, que são os direitos humanos, dos quais não podemos abrir mão, seja para o servidor, para o preso ou para qualquer outra pessoa que necessite dessa temática”, explicou.

O curso

O curso segue com inscrições abertas até o próximo dia 17 e oferecerá o nível de especialização, com 300 vagas a serem preenchidas da seguinte forma:

TIPO 1 – Servidores efetivos do Iapen/Acre com nível superior em qualquer área, para quem se destinará 85% das vagas;

TIPO 2 – Servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Socioeducativo), Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, com nível superior em qualquer área, para quem se destinará 15% das vagas.

Para mais informações, acesse a página do processo seletivo: http://www2.ufac.br/editais/propeg/edital-propeg-no-02-2020-processo-seletivo-para-ingresso-no-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-gestao-do-sistema-penitenciario-e-direitos-humanos-ead

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter