Pós-enchente: UPA conscientiza pacientes sobre cuidados básicos com a saúde

Objetivo é diminuir casos de doenças transmissíveis pela água e por alimentos contaminados (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Objetivo é diminuir casos de doenças transmissíveis pela água e por alimentos contaminados (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Para informar sobre os cuidados básicos em situações de enchente e pós-enchente, as equipes de Humanização e de Vigilância Epidemiológica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, em Rio Branco, realizam atividade de conscientização e orientação para os pacientes e seus acompanhantes que buscam os serviços de saúde na unidade diariamente.

De acordo com Elizângela Maia, responsável pela Vigilância Epidemiológica da UPA do Segundo Distrito, o trabalho é preventivo e visa diminuir casos de doenças transmitidas pela água e por alimentos contaminados.

As equipes promovem palestras individuais e coletivas, com pacientes internados e os que aguardam atendimento. Além disso, também são distribuídos panfletos contendo informações sobre higiene, limpeza do ambiente, consumo de água e cuidados com animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpião, por exemplo.

“No dia a dia já fazemos esse tipo de trabalho aqui na UPA. É um trabalho de educação permanente, orientando as pessoas sobre alguns cuidados. Com a enchente do rio Acre, as atividades foram intensificadas para alcançarmos um maior número de pessoas e contribuirmos com a prevenção de algumas doenças”, informou Elizângela.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter