Equipamento vai servir ao Programa Saúde da Família para as localidades de difícil acesso
Um barco de quatro toneladas e uma “voadeira” foram entregues pelo governo do Acre, por meio do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre), ao município de Porto Walter para transportar a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) móvel fluvial às localidades de difícil acesso. A ação faz parte das comemorações do aniversário de 19 anos do município.
A solenidade de entrega ocorreu no sábado, 25, com a presença da secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, que representou o governador Tião Viana, do prefeito do município, Neuzari Pinheiro, e da secretária municipal de Saúde, Zeynar Bezerra.
“Esse momento é muito importante para nós. Hoje nosso município completa 19 anos, e neste mesmo dia estamos recebendo um barco para levar os serviços básicos de saúde até a população ribeirinha, por meio da equipe do PSF”, diz Zeynar Bezerra.
Suely Melo falou da preocupação do governo do Acre em melhorar o serviço de saúde em todo o Estado e que esses transportes fluviais vão garantir atendimento básico de saúde não só aos ribeirinhos, mas também para as famílias que residem em regiões distantes.
“Fazer saúde é gratificante, por isso estamos aqui, em nome do nosso governador, para comemorar o aniversário de Porto Walter e presentear a cidade com um barco e uma voadeira para promover um serviço de saúde mais eficaz e eficiente e, assim, melhorar a condição de vida da população. Esse é o objetivo do governador Tião Viana: levar saúde com qualidade para todos”, disse.
O prefeito Neuzari Pinheiro diz que é importante o apoio que governo vem demonstrando com o município e seus habitantes.
“Nós agradecemos o empenho e a dedicação dos nossos governantes em garantir benefícios para o município. Nossa cidade vem crescendo muito nos últimos tempos, não só na área da saúde, mas também nas outras áreas”, declarou.
Para Neuzari, a entrega do barco é um progresso, pois vai levar atendimento médico às famílias que residem em locais que, em determinadas épocas do ano, o acesso só é possível por via fluvial.
“O fortalecimento da atenção básica é fundamental para que um caso relativamente simples não venha se tornar um caso de média ou alta complexidade. Por exemplo, uma pessoa hipertensa pode virar facilmente paciente de UTI se não fizer todos os controles e tratamento”, explica Suely.
O Programa
De acordo com Suely Melo, o PSF móvel é uma ação inovadora do governo do Estado. Seus princípios e diretrizes seguem o modelo do Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde, que se configura como a estratégia nacional de organização da atenção básica.
O PSF móvel fluvial surgiu paralelamente ao PSF móvel rural e é executado em uma parceria entre o governo e as prefeituras, por meio do Proacre, com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
“Nosso governo é de continuidade. Esse projeto foi planejado desde a gestão do governo Jorge Viana, executado pelo ex- governador Binho Marques e agora vai ter continuação na gestão de Tião Viana”, disse a secretária de Saúde.
Segundo Suely, cabe ao governo entregar um barco equipado, um kit com equipamentos básicos de saúde e uma equipe de profissionais com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Já a prefeitura tem a responsabilidade de colocar o barco em serviço, de 18 a 22 dias por mês, e precisa fazer pelo menos sete excursões durante o ano, além de contratar o barqueiro, o cozinheiro e o serviço de manutenção do barco.
“Ao todo serão formadas 13 equipes em 11 municípios. Todos os municípios do Vale do Juruá estão incluídos nesse programa. Nosso objetivo é que nos próximos 40 dias esses municípios já estejam com as equipes em ação”, informa a secretária.
As equipes vão realizar os mesmos atendimentos de uma unidade básica de saúde, como cadastramento familiar; assistência médica e de enfermagem; serviço de imunização; acompanhamento ao pré-natal, ao crescimento e desenvolvimento infantil e aos de grupos de risco (crianças, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, portadores de hanseníase e de tuberculose); planejamento familiar; prevenção de DSTs e Aids; preventivo do câncer do colo do útero; exame e tratamento de malária, além de outros.