Porto Walter e Marechal Thaumaturgo comemoram formatura de professores

Parceria entre Governo e Ufac possibilitou o ensino superior às comunidades de difícil acesso

me_e_filho_dividindo_o_momento_de_alegria.jpg
52.jpg

Parceria de Governo do Estado por meio da SEE com a Universidade Federal do Acre iniciada no ano de 2006 resultou na formatura de 214 professores das redes estadual e municipal de ensino em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter (Fotos: Eunice Caetano/Assessoria SEE)

O final de semana foi de festa nas cidades de Marechal Taumaturgo e Porto Walter. Com um visível orgulho no rosto, 214 professores das redes estadual e municipal de ensino dividiram com suas famílias e amigos a alegria por ter concluído o curso superior. A celebração é resultado do Programa Especial para Formação de Professores de Educação Básica em municípios de difícil acesso, parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Educação-SEE com a Universidade Federal do Acre iniciada no ano de 2006.

O Programa contempla ainda docentes dos municípios de Jordão, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Assis Brasil. Até o final deste mês, serão diplomados mais  500 profissionais nas áreas de Biologia, Matemática e Letras. "A parceria com a Ufac é algo que serve de modelo para todo Brasil. Conhecimento só tem razão de ser, quando é compartilhado. Hoje há uma rede de transformação no Acre em todas as áreas", declara Amarizio Saraiva, coordenador do núcleo de educação do Estado em Cruzeiro do Sul, que representou na cerimônia a secretária de educação, Maria Corrêa.                                

A professora de Porto Walter, Maria da Glória Borges, só começou a estudar aos 15 anos. Depois de superar momentos de dificuldades e angústias,  teve a alegria de dividir com a filha, Maria José, que também concluiu o curso superior no mesmo programa, este momento de vitória. Com 62 anos, ela só reclama do tempo que ficou longe da escola. "Eu só queria ser nova, porque eu iria longe", disse a entusiasmada senhora que resolveu mostrar a todos de sua cidade que as pessoas nunca devem desistir dos sonhos.

Maria da Glória afirma que sua segurança em ministrar as aulas aumentou muito desde que entrou no curso, pois começou a adquirir mais conhecimento e novas práticas pedagógicas. "O curso me ajudou a dominar todos os assuntos. Hoje sei melhor como repassar meu aprendizado". Assim como Maria da Glória viveu um  momento único em sua vida, para o prefeito e também formando do curso de Biologia, Neuzari Pinheiro, a formatura ficará na história do município. "Todos que aqui estão recebendo o diploma, jamais teriam condições de cursar o ensino superior  fora daqui. Isso foi uma coisa que caiu do céu". De acordo com o prefeito, com a qualificação, o município já conquistou  resultados positivos como a diminuição da evasão escolar.

Na cerimônia de Marechal Thaumaturgo, o vice-governador Cesar Messias, falou sobre a formação dos novos professores, que marca um novo tempo para o Acre e o Vale do Juruá e da importância de ter a Ufac como parceira. "Nós temos uma universidade que nos orgulha. Hoje é um dia diferenciado. Isso é a conquista da liberdade", declarou. Na ocasião, o vice-reitor da Ufac, Pascoal Muniz, reconheceu a  importância da Governo na execução do projeto e seu apoio à instituição. "A universidade não estaria aqui sem a contrapartida da SEE, que enxergou longe. Esse programa motivou muito os  professores a levar a educação em todos os recantos do Acre".

O desafio da SEE de qualificar os profissionais de educação teve inicio há dez anos, quando o Estado apresentava apenas 27% do seu quadro de docentes com nível superior. Umas das primeiras ações para a melhoria da qualidade da educação foi a implantação do programa "Pro-formação" e  capacitou 1.600 profissionais do magistério. Para que acontecesse essa revolução vista hoje, foram necessárias parcerias com prefeituras e universidades. Além da Ufac, firmou-se convênio  também com a Universidade de Brasília, uma das maiores do país. A meta é chegar em 2011 com todos os professores da rede estadual graduados em suas respectivas áreas.

O formando em Letras, Laci Castelo Branco, elogiou a determinação do governo em implantar cursos superiores em locais de difícil acesso. "O governo foi fundamental para que acontecesse essa revolução aqui. Antes as pessoas que tinham condições financeiras saiam para fazer fora seus cursos  e por lá ficavam. Agora vamos continuar aqui  e fazer uma educação de qualidade", concluiu.

4a.jpg

Professores se emocionaram durante cerimônia de entrega de diplomas. Curso superior era um sonho para a maioria (Foto: Eunice Caetano/SEE)

{xtypo_quote}Educação superior em todos os municípios. Isto que está acontecendo é inédito no Acre.Se existe algo parecido no Brasil, desconheço

Neuzari Pinheiro – prefeito de Porto Walter{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Eu achava que ficaria apenas com o ensino fundamental. Depois chegou o médio e achava que era o fim. Agora estou aqui realizando um sonho que parecia impossível :ter um curso superior.

Jeane Bernardino, 24 anos -Formanda de Letras{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Este é um governo visionário.Comprometido com a educação.

Renildo Cunha- pró-reitor de graduação da Ufac{/xtypo_quote}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter