Portaria abre novo prazo de inscrição para candidatos e eleitores ao CNPC

Os interessados em participar do processo eleitoral para a escolha dos representantes da sociedade civil no plenário e nos colegiados setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) têm uma nova chance de realizar suas inscrições. O Ministério da Cultura prorrogou o prazo para candidatos e eleitores ao CNPC, de 22 a 26 de agosto, através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira, 17. O novo período também servirá para a conclusão dos cadastros de eleitores e candidatos já inscritos.

 

Para participar como eleitor é necessário comprovar atuação de três anos no setor de interesse (Foto: Divulgação)

Para participar como eleitor é necessário comprovar atuação de três anos no setor de interesse (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o site oficial do MinC, com a reabertura das inscrições, foram alterados, também, os artigos referentes ao calendário do processo eleitoral. Os fóruns estaduais setoriais para a eleição dos delegados e os fóruns nacionais setoriais serão realizados de 18 a 23 de outubro, com votação durante esses dias na plataforma virtual do processo eleitoral do CNPC, disponibilizada pelo Ministério. Uma vez eleitos, os delegados estaduais setoriais se reunirão nos fóruns nacionais setoriais, que serão realizados entre 22 e 23 de novembro, para debater as políticas setoriais e eleger os candidatos aos colegiados setoriais do CNPC.

Todos aqueles que atuam em áreas técnico-artísticas ou de patrimônio cultural podem participar debatendo as temáticas do seu segmento e elegendo delegados estaduais, que por sua vez formarão o colégio eleitoral nacional para a escolha dos membros dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural.

Para se inscrever como eleitores, os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, preencher o formulário de cadastramento, comprovar a atuação de três anos no setor em que desejam participar e apresentar cópia digitalizada dos documentos pessoais e do currículo profissional. No caso de cadastramento como candidato será necessária, também, a apresentação de carta de apoio subscrita por entidade com atuação na área em que concorre ou pelo menos três eleitores da mesma área.

Para maiores informações visite o site do Ministério da Cultura: http://www.cultura.gov.br

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter