Portal transparência de dados Covid-19 conta com uso de software livre

Dados financeiros do painel, baseados nas informações do Safira, são recursos gastos pela Sesacre no enfrentamento à Covid-19

Avaliado de forma positiva, a transparência das informações depositadas no portal, criado pelo setor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), foi elogiada no último boletim semanal do Open Knowledge, no Brasil, que é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e projetos para transparência de dados. 

As infomrações estão disponíveis no link: https://www.ok.org.br/

Elogiado pelo uso da ferramenta de software livre, que possibilita o estudo e aperfeiçoamento, além da disponibilização dos dados financeiros, ela é atualizada com os dados de monitoramento da Covid-19, que são captados da plataforma e-SUS. 

“Nós utilizamos os dados de monitoramento que são disponibilizados pelo e-SUS, que é a ferramenta do Sistema Único de Saúde que monitora as notificações e os casos da doença. Nós dependemos desses dados para que ocorram as atualizações com segurança”, explicou o chefe do Departamento de Tecnologia de Informação de Comunicação, Paulo Sérgio de Lima. 

Acre saiu do último lugar para o 14º.

As informações financeiras contidas no portal são baseadas nas informações do Sistema de Administração Orçamentária, Financeira e Contábil (Safira) do Estado, e dizem respeito aos valores que a Sesacre já gastou no enfrentamento ao coronavírus. 

“Essas informações são atualizadas de acordo com sistema financeiro do Estado, o Safira, e são recursos que a Sesacre empenhou, não são os dados gerais de todo o Acre. Os dados são atualizados de uma em uma hora”, explicou Paulo Sérgio de Lima. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter