Garantir que a produção rural cresça e proporcione uma melhor renda aos homens e mulheres que vivem na zona rural do Acre tem sido um dos principais propósitos do trabalho de Tião Viana desde que assumiu o governo do Estado.
Para isso, Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que está sob a responsabilidade de Lourival Marques, tem atuado em vários segmentos da produção rural apoiando os produtores. Entre os apoios destaca-se o programa Pró-Calcário, cuja meta é distribuir 4 mil toneladas do produto para 2 mil produtores.
Lourival Marques esclarece que, embora o programa tenha sido criado em 2010, ainda na gestão de Binho Marques, a iniciativa ganhou modificações no biênio 2011/2012, período que compreende a atual gestão, para beneficiar um número maior de produtores da região do Juruá.
“O programa Pró-Calcário foi criado em 2010, no governo Binho, que fazia a aquisição do calcário e o produtor o comprava por apenas 50% do seu valor. Mas o governador Tião Viana percebeu que o Juruá tem terras menos férteis que a região do Baixo Acre e por isso decidiu dar o calcário de graça para os produtores de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, detalhou o secretário.
O secretário observa que o calcário é fundamental para tornar a terra mais fértil. De acordo com Marques, sem esse incremento no solo os produtores não seriam capazes de produzir com qualidade. “A terra do Acre é fértil, mas ela foi usada para produção agrícola por anos e anos sem todos os cuidados necessários. Precisamos fazer as correções”, completou Lourival Marques.
O calcário tem dado esperança a trabalhadores rurais como Francisco Heleno, do Ramal Zacarias, em Cruzeiro do Sul, que se mostra muito mais otimista com o futuro de sua lavoura. “Estamos recebendo apoio técnico do pessoal da Seaprof e do Lourival [Marques]. Isso é fundamental, não tem como a gente dizer que o governo não está investindo. O governo está investindo, e muito, e está melhorando, e vai melhorar cada vez mais”, afirmou o produtor.