Por todas as mulheres: Semulher realiza ações no interior do Estado

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs) do Alto Acre e Juruá realizaram, na quinta-feira, 7, uma série de ações às mulheres que se encontram nos abrigos por conta das cheias dos rios e igarapés no Estado. As ações contaram com sorteios, momentos de celebração de fé e, também, cuidados com a autoestima das atingidas.

Em Brasiléia, atividades contaram com rodas de conversas e sorteios. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Segundo a secretaria de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira, as atividades previstas para o Dia Internacional da Mulher foram adiadas por conta das enchentes. “Porém, não nos esquecemos das mulheres e, por isso, achamos de suma importância realizar ações para elevar a autoestima delas – tão abalada neste momento – e para reforçar o apoio do governo do Estado. Já passamos por Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Brasiléia”, reiterou.

Em Brasiléia, a ação foi realizada na Escola Estadual Kairala José Kairala e, na ocasião, as mulheres foram homenageadas, além de contarem com rodas de conversas sobre segurança, orientação e conscientização quanto aos diversos tipos de violência contra a mulher.

De acordo com a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento às Mulheres do Alto Acre (CEAMAA), Elizabeth de Araújo, o evento contou com a participação de um pároco, para fortalecimento da fé, e de um momento cultural com o cantor Márcio Leite.

Em Brasiléia, ação foi realizada na Escola Estadual Kairala José Kairala. Foto: Leo Costa/Secom

“Além disso, fortalecemos a autoestima destas mulheres com tranças – realizadas pelo artista Nizomar Filho – e sorteio de brindes. Para fechar, elas receberam um lanche especial para que o momento – embora triste – seja amenizado”, explicou Araújo, acrescentando ainda que, com a participação da Patrulha Maria da Penha, as mulheres puderem ter acesso à rede de combate à violência de gênero. “Além disso, contamos com a participação da promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, que reforçou a importância da rede de atendimento à mulher ao lado da coordenadora do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM) de Brasiléia, Suly Guimares”.

Ação em Rodrigues Alves

A Semulher também esteve, nesta quinta-feira, 7, em Rodrigues Alves, no Centro de Referência em Inovação e Educação (CRIE), por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAMJU), em atividade realizada em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama do município, a Coordenadoria Municipal do Direito da Mulher. “O objetivo principal foi homenagear as mulheres rodriguenses com certificados pelos trabalhos prestados no município. Algumas já estão aposentadas; outras trabalham atualmente, tiveram que ir para outros estados, até mesmo para a capital, Rio Branco, para poderem estudar. Elas se formaram e, hoje, prestam trabalho no município”, reforçou a coordenadora do CEAMJU, Genilsa Silva.

Atividades foram, também, realizadas em Rodrigues Alves. Foto: Genilsa Silva/Semulher

No local, a ação foi encerrada com um café da manhã, além de palestras que enfatizavam os direitos das mulheres. “Tivemos também leitura de poesias, de músicas relacionada à mulher. Foi uma manhã muito gratificante, e todos que estiveram puderam prestigiar esse momento”, explicou a OPM de Rodrigues Alves, Marizete Melo, que aproveitou o ensejo para agradecer ao governo do Acre. “Queremos agradecer à Semulher e ao governo [do Acre], reiterando que nós sempre temos esta parceria. A presença da secretaria [de Estado da Mulher] reforçou esta ajuda”, finalizou.

Ação contou com roda de conversas com as mulheres atingidas. Foto: Genilsa Silva/Semulher

Estas atividades, no entanto, não param, ainda segundo a secretária. “Estaremos em Manoel Urbano nesta sexta-feira, 8, quando participaremos da 3ª edição da Convenção Mulheres da Terra e, também, nos abrigos em Brasiléia; no sábado, 9, estaremos nos abrigos de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira realizando atendimentos e rodas de conversa informativas”, explicou a Secretária.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter