Por meio dos Telecentros, governo e prefeitura preparam jovens para o mercado de trabalho

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), certificou nesta terça feira, 7, mais de 30 jovens capacitados no curso de Operador de Computador. A cerimônia de certificação foi realizada no telecentro do Horto Florestal, em Rio Branco.

A ação faz parte do programa de Inclusão Digital, que ajuda a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores com conexão de internet e cursos de formação às pessoas mais necessitadas.

“Esta é a sétima turma que formamos este ano com operadores de computadores. O telecentro também oferece cursos, em parceria com a prefeitura e outras instituições, nas áreas de Libras, Auxiliar Administrativo e Recursos Humanos. Este momento em que eles recebem o certificado de conclusão do curso é apenas mais uma porta que se abre na vida de cada um”, declarou a secretária Adjunta da Sect, Rose Scalabrin.

Para a secretária da Semeia, Paola Fernanda Daniel, a parceria entre governo e prefeitura é de fundamental importância para levar à comunidade uma oportunidade de qualificação profissional aos que não têm como custear o curso. “Há uma grande procura nos cursos que o telecentro oferta, pois muitos não ficam somente em um único curso e sempre estão a procura de novas áreas”, informou.

Recém-habilitada, Katlen Regina comentou que esse foi um divisor de águas em sua vida. “Concluir essa capacitação me despertou o interesse de me aprofundar ainda mais no mundo da informática, já que pretendo fazer novas qualificações nessa área e me tornar uma especialista, trabalhando e ganhando dinheiro com manutenção e programação”, disse.

Os telecentros

Telecentros são espaços livres públicos que oferecem a comunidades acesso a computadores conectados à internet.

Atualmente, o setor de inclusão digital da Sect coordena dez telecentros. Cada unidade possui normalmente de dez a quinze micros. Além desse acesso livre, os telecentros oferecem cursos e oficinas durante todo o ano.

Leia mais: Mais de 150 alunos de telecentros recebem certificação do Estado

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter