Educação em saúde

População recebe orientações sobre reanimação cardiopulmonar neste sábado, no shopping

Quem visitar o shopping de Rio Branco neste sábado, 24, terá a oportunidade de aprender técnicas capazes de salvar vidas. É que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), juntamente com a Liga Alfa, Emergências Médicas e Trauma, formada por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC), realizarão atividades de conscientização no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar.

A ação será no Espaço Cultural do Via Verde Shopping, das 10h às 20h. No local, a população encontrará duas motolâncias do Samu – veículos estratégicos de suporte avançado, além de manequins de treinamento e material de reanimação básica. Os visitantes também terão a oportunidade de aprender técnicas de massagem cardíaca e receber outras orientações.

De acordo com o coordenador do Samu, médico Pedro Pascoal, a parceria com a liga acadêmica visa instruir e trabalhar a educação em saúde para a população reconhecer situações de urgência e saber como lidar em casos de parada cardiorrespiratória.

Samu e parceiros realizarão atividades de conscientização no Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar Foto: Arquivo/Secom

“Quanto mais precoce for o suporte de reanimação maior é a chance de sobrevida do paciente. A vítima que fica desassistida por mais de cinco minutos, a chance dela sobreviver é quase extinta. O cérebro ficará sem oxigênio. Se o paciente que fica sem assistência durante 5 a 10 minutos voltar a si, a chance de ter sequela é grande. Então é preciso ser realizado o suporte básico até a ambulância de suporte avançado chegar ao local”, explica Pascoal.

Cerca de 40 pessoas, entre membros da Liga Alfa e funcionários do Samu, participarão da ação que ocorrerá simultaneamente em outros Estados do país.

“O projeto é nacional e todas as ligas de outras faculdades do Brasil participam. Nossa liga também realiza outros projetos de extensão junto à comunidade. O intuito da ação do RCP (reanimação cardiopulmonar) é conscientizar as pessoas sobre a importância de saber como ela faz para ajudar uma vítima e quais são as indicações que ela deve saber quando ligar para o SAMU, além de ensinar como utilizar o desfibrilador externo”, afirma Otávio Augusto, formando de medicina e membro da liga.

A parada cardiorrespiratória caracteriza-se pela perda súbita de consciência, respiração e função cardíaca. Caso o paciente deixe de receber manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) pode morrer em poucos minutos. Realizar RCP promove o bombeamento do sangue, substituindo a função do coração até o retorno da circulação espontânea.