População deve redobrar cuidados com a saúde no período de seca

Com a piora na qualidade do ar no Acre, a incidência de doenças decorrentes da baixa umidade, como rinite alérgica e asma, além de problemas na pele, nos olhos e sangramento nasal aumenta. As doenças respiratórias são as mais preocupantes, principalmente entre crianças, idosos e gestantes. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) faz o alerta para que a população tome precauções neste período.

Desde o dia 19 de setembro o Acre está em situação de emergência diante do estado crítico da qualidade do ar desencadeada pela seca e queimadas. Sobretudo, além das ações estratégicas realizadas constantemente, somadas às ações emergenciais que estão sendo adotadas pelo governo do Acre, a população também precisa fazer a sua parte.

“[Sobre as ações de prevenção] deve-se evitar a exposição aos horários com pior qualidade do ar, evitar as queimadas de fundo de quintal”, destaca Edvan de Meneses, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre.

“Se houver sinais e sintomas gripais, deve-se buscar uma unidade de saúde”, ressaltou Edvan Meneses. Foto: Odair Leal/Sesacre.

Conforme o 4º Boletim Epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica, os alertas têm se intensificado precisamente nos meses de agosto e setembro, sendo das 16h às 9h os horários que requerem maior atenção por parte da população, para evitar problemas de saúde.

Com os cuidados redobrados neste período, é importante que a população esteja atenta e, ao sinal de mal-estar, deve-se buscar acompanhamento médico, como alerta Edvan Meneses.

“Se houver sinais e sintomas gripais, deve-se buscar uma unidade de saúde, visto que existem sinais e sintomas gripais por causas alérgicas, causados pela fumaça”, finaliza.

Confira algumas dicas para passar pelo período de seca sem complicações:

– Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;

– Faça refeições leves, com muitas frutas e legumes;

– Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;

– A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;

– Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter