População aprova Semana da Ciência e Tecnologia de Rio Branco

Alunos das escolas públicas do estado prestigiaram a Expociência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)
Alunos das escolas públicas do estado prestigiaram a Expociência (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Depois de quatro dias com várias atividades, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e parceiros, se encerrou nesta quinta-feira, 22, na cidade de Rio Branco.

O evento faz parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que ocorre em todos os estado do país simultaneamente.

Orientado pelo tema da SNCT 2015 “Luz, Ciência e Vida” foi realizado o Seminário de Inovação em Saúde, que contou com a palestra “Luz e sombras na saúde e nutrição de crianças acreanas no início do século XXI”, ministrada pela doutora Marly Augusto Cardoso e a palestra “Gestão da inovação em saúde”, realizada pela doutora Ana Marisa Chudzinski Tavassi.

Outro destaque da semana foi a segunda edição da Expociência, grande feira de ciência e tecnologia e reuniu vários parceiros que apresentaram seus projetos para a população acreana.

A aluna do Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Cerb), Lorrane Oliveira, visitou todos os projetos apresentados na feira e deu sua opinião. “A feira é algo muito interessante e importante, porque cada dia mais, a tecnologia está evoluindo e com coisas que vão trazer um futuro melhor”, afirma.

A Corrida encerrou a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com muita luz e música (Foto: Junior Aguiar)
A Corrida encerrou a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com muita luz e música (Foto: Junior Aguiar)

Para a representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenadora da SNCT da Região Norte, Zeily Teles, a semana do Acre está semelhante as que estão sendo realizadas nos outros estados.

“Vocês estão de parabéns. A Semana Nacional do Acre é mais uma oportunidade dos estudantes do estado estar conhecendo a ciência e tecnologia que esta acontecendo na região”, diz.

A Semana encerrou com a primeira corrida noturna de Rio Branco, a Night Run e a 5ª Corrida do Servidor. A atividade teve sua concentração no Quiosque do Bambu, no Parque Tucumã, de onde foi dada a largada e os participantes percorreram 4,5 quilômetros e ao final teve muita vasta programação cultural.