Ponto de Exibição Hélio Melo lança agenda de filmes

Clássicos de ficção, animação e premiados documentários engrossam a lista

 

a_viagem_de_chihiro.jpg
sobreviventes_-_documentario_pb.jpg

O Ponto de Exibição Hélio Melo que funciona com três projetos de cinema: o Circuito Documentário, o Cinema do Mundo e o Curumins de Cinema lança sua agenda de filmes para janeiro e fevereiro.

O Circuito exibe entre os documentários Sobreviventes, dirigido Amir Bar-Lev (2000, 86 min). O filme que abre a temporada, na quarta-feira, 14, às 19 horas, narra a história de dois amigos em viagem para a Europa, que juntos visitam campos de concentração onde foram prisioneiros e relembram suas incríveis histórias de sobrevivência do holocausto. Stan Lee: Mutantes, Monstros e Quadrinhos, direção de Scott Zakarin (2002, 95 min) e O Homem Invisível direção de Andréa Velloso (2006, 52 min) figuram na lista.

No Cinema do Mundo os cinéfilos poderão assistir pérolas como Pelle, o conquistador direção de Bille August (1987, 157min). Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro em Cannes, o filme, baseado no livro de Martim Anderson Nexo intitulado "Infância", retrata a luta de dois imigrantes suecos (pai e filho) que tentam a sorte na Dinamarca, no final do século 19. 

Para engrossar a lista, o projeto põe na tela o clássico A Malvada, direção de Joseph L. Mankiewicz (1950, 138min). Vencedor de seis Oscars, entre eles melhor filme, melhor roteiro e melhor direção, A Malvada traz um elenco de primeira com interpretações fabulosas de Bette Davis, como Margo Channing, considerada pela maioria dos críticos de cinema como uma das melhores de sua carreira e Anne Baxter como a obsessiva fã de Margo.

O Curumins de Cinema interage com um dos públicos mais carentes neste aspecto: as crianças. Aos domingos, às 18h30, são exibidos filmes infantis, alternando entre desenhos e animações. Wall E direção de Andrew Staton (2008, 103 min) abre o projeto no dia 18.  No novo longa-metragem da Pixar, produtora que revolucionou a animação com Toy Story. Wall.E é um dos muitos robôs deixados na Terra para limpar a poluição deixada pela humanidade, enquanto a mesma é embarcada numa meganave espacial até que o planeta volte a ser um local habitável.

O destaque do Curumins fica por conta também de A Viagem de Chihiro direção de Hayao Miyazaki e Kirk Wise (2001, 125 min) e O Castelo Animado direção de Hayao Miyazaki, Rick Dempsey e Pete Docter (2004, 119min). O primeiro ganhou o Oscar de Melhor Animação e o Urso de Ouro do Festival. De autoria de Hayao Miyazaki – o maior animador do Japão – é considerado pela crítica um dos melhores desenhos animados de todos os tempos. Já O Castelo Animado é mais um sofisticado filme de animação do mestre japonês. 

Sobre o Ponto de Exibição Hélio Melo

No Circuito Documentário, com sessões às 19 horas todas as quartas-feiras, são exibidos filmes nacionais, locais e de vários países; o Cinema do Mundo, todas as quintas-feiras às 19 horas, com filmes de ficção conhecidos nacional e internacionalmente, aclamados pelo público e pela crítica; e o Curumins de Cinema exibe produções infantis, alternando entre desenhos e animações .

O Ponto trabalha com a idéia de formação de público com o conceito unido ao conhecimento do cinema como objeto de reflexão. Estudantes das escolas próximas ao teatro, universitários e variado público costumam freqüentar as sessões gratuitas, e em algumas exibições dependendo da temática acontecem debates com a platéia.

O Ponto de Exibição é um projeto do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual – SAV, realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e curta-metragistas do Acre. 

SERVIÇO

Onde: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133 – Entrada franca.

image002.jpg

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter