Reforço da segurança na fronteira é realizado desde a implantação do 10° Batalhão da Polícia Militar e a instituição do município de Brasileia como sede da regional do Alto Acre
A partir desta sexta-feira, 6, a ponte Wilson Pinheiro em Brasileia será fechada entre as 22 e 6 horas. A proposta foi debatida no Gabinete de Gestão Integrada e visa diminuir o número de ocorrências. De acordo com a prefeita de Brasileia, Leila Galvão o fechamento da ponte irá garantir mais segurança na região de fronteira.
"Precisávamos de uma atitude mais enérgica para coibir os atos criminosos. Não permitir o trânsito de veículos na ponte no período noturno era um pedido da população de Brasileia", destacou a prefeita. Durante o período em que a Wilson Pinheiro permanecer fechada a passagem pela fronteira será feita pela ponte Internacional que liga Epitaciolândia a Cobija. Nesse local a fiscalização é realizada 24 horas.
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública foi criado com a missão de reunir representantes da secretarias de Segurança e Justiça e Direitos Humanos, Ministério Público Estadual e Federal, polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e Federal, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica e do Instituto de Administração Penitenciária. O fechamento da ponte Wilson Pinheiro é mais um dos resultados dos encontros do GGI com o objetivo de diminuir a violência e a criminalidade no Estado.
De acordo com a secretária de Segurança, Márcia Regina, o fechamento da ponte era um anseio da comunidade e foi consenso entre as instituições que fazem parte do GGI. "Também fizemos contatos com o Ministério das Relações Exteriores e com a embaixada em La Paz". O reforço da segurança na fronteira vem sendo realizado desde a implantação do 10° Batalhão da Polícia Militar e a instituição do município de Brasileia como sede da regional do Alto Acre. Ações que reafirmam a política do Governo do Estado em trabalhar a segurança pública de forma regionalizada e integrada.