Ponte da Liberdade: Governo interliga definitivamente os vales do Acre e Purus

Com a presença de lideranças de Manuel Urbano, Sena Madureira e Rio Branco, Binho Marques batizou a ponte do Rio Purus com o nome de "Liberdade", em homenagem ao fim do isolamento

trafego_ponte_purus_foto_gleilson_miranda_09.jpg 
 trafego_ponte_purus_foto_gleilson_miranda_11.jpg
 

trafego_ponte_purus_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Em discurso, governador Binho Marques e o senador recém-empossado Aníbal Diniz lembraram que o sonho da integração é possível graças ao apoio do presidente Lula (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Manuel Urbano já não sofre mais com o isolamento rodoviário durante o inverno. Quarenta anos depois de seu início, a BR-364 agora oferece amplas condições de tráfego de Rio Branco a Sena Madureira e dali a Manuel Urbano. Os usuários podem utilizar a ponte sobre o rio Purus, que fica a 14 quilômetros do centro de Manuel Urbano, que está em fase de conclusão.

Com 477 metros de comprimento, a ponte é atualmente a maior do Acre. Quando a do rio Juruá for inaugurada, será a segunda em extensão. O governador Binho Marques a batizou de "Ponte da Liberdade", uma alusão a um dos discursos que fez há quatro anos, na assinatura da ordem de serviço para asfaltamento do trecho de Feijó a Sena Madureira, ato ocorrido em Cruzeiro do Sul.

Binho afirmou que a rodovia poderia ser chamada de "Estrada da Liberdade", devido a sua importância na integração do Acre. A ponte sobre o Purus, no momento em que está liberada ao uso público, e as excelentes condições do trecho de Sena Madureira até Manuel Urbano fazem uma via lúdica e ao mesmo tempo real de libertação.

A BR-364 e suas pontes que intercalam seu curso são um sonho do que começou a ser realizado em 1971, quando a BR-29, depois chamada BR-364, começou a ser aberta pelo 5º e 7º Batalhões de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. As pontes não estavam previstas no projeto original e Binho Marques deu início a um processo de convencimento que, apesar da resistência dos técnicos nos ministérios em Brasília, contou com o apoio decisivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Amigo do Acre, Lula fez a seguinte observação sobre a necessidade de pontes de qualidade na BR 364: “Uma estrada sem pontes é como uma perna sem joelho”. Com Lula e o compromisso de Binho com a integração do Estado, perto de R$ 1 bilhão foi investido na BR nos últimos quatro anos.

Binho visitou a ponte do Purus nesta quinta-feira, 23, liderando uma caravana de secretários de Estado, autoridades civis e militares, deputados estaduais da atual e da próxima legislatura e também do senador recém-empossado Aníbal Diniz. A visita marcou a ligação definitiva de Rio Branco a Sena Madureira e Manuel Urbano.

Nos próximos 45 dias, serão feitos os serviços remanescentes nessa ponte, conforme informou Marcos Alexandre, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), ao lembrar os desafios para tocar a obra – um barco afundado havia décadas impedia a implantação de uma pilastra, e a cabeceira do rio na margem sentido Sena Madureira não oferecia condição de fazer aterro menor que 12 metros de altura, mas os engenheiros encontraram uma solução e o aterro é de 6,5 metros.

O governador Binho Marques estava especialmente feliz por ter percorrido de ônibus o trecho de Rio Branco à ponte do Purus, confirmando que a estrada realmente oferece todas as condições de tráfego, assim como a ponte, mesmo não estando completamente pronta, pode ser liberada para a passagem de veículos. Binho falou sobre a importância da BR-364 para o desenvolvimento do Acre: “Não existe mais contradição entre a obra da BR-364 e o nosso projeto de desenvolvimento sustentável”.

trafego_ponte_purus_foto_gleilson_miranda_07.jpg

Com lideranças de Manuel Urbano e Sena Madureira, governador Binho Marques atravessa a ponte que liga o Vale do Purus ao Vale do Acre. (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Integração cultural, econômica e social entre os vales do Acre, Iaco e Purus

Todos têm uma opinião acerca da interligação entre os vales do Acre, Iaco e Purus, proporcionado pelo asfaltamento da BR-364 de Rio Branco a Manuel Urbano. Autoridades e antigos ou novos moradores da região do Purus e Iaco afirmam que as mudanças são grandes e que esperam impactos positivos com a rodovia. Até pouco tempo, Manuel Urbano só tinha acesso por avião durante o período de chuvas. Agora, os trechos que não estão asfaltados – e são só pouco mais de oito quilômetros – estão com toda a condição para dar tráfego o ano inteiro, mesmo diante do mais rigoroso inverno.  

Veja como a obra e a gestão de Binho Marques são avaliadas: 

{xtypo_quote}“Não tenho palavras para expressar a profunda gratidão de ter feito parte do seu governo. As maiores obras que temos para fotografar e usufruir foram feitas por você, Binho. Durante os quatro anos de mandato de senador da República, quero render homenagens a este governo, o mais realizador de nossa história.”

Aníbal Diniz, senador da República{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“Esta obra certamente deve ser motivo de muitas teses pelas suas dificuldades. Mas é isso que anima, os desafios que temos para seguir construindo este Estado. As futuras gerações não podem ficar sem conhecer esta história. Falam que é a Ponte da Liberdade. É realmente a liberdade de ir e vir, de aumentar a produção, de sentir-se no Acre, entre seus irmãos.”

Raimundo Angelim, prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre {/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“Binho é um parceiro, um irmão que me ensinou muito. Com seu governo, coloca a bola na marca do pênalti e diz para o Tião Viana: ‘Bate e faça o gol da integração’.”

César Messias, vice-governador do Acre{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“Quando Binho assumiu, disse que iria fazer milhares de pequenas obras. E fez. Mas nos surpreendeu porque fez as grandes obras. Jorge Viana reacendeu o sonho da integração e Binho está transformando-os em realidade. Manuel Urbano tira do dicionário a palavra isolamento, que tem a cara feia da fome e da morte. Binho, você está devolvendo ao povo de Manuel Urbano uma coisa chamada liberdade.”

Edvaldo Magalhães, presidente da Assembleia Legislativa do Acre{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“É um momento de muita emoção, de alegria e felicidade. Com apoio do presidente Lula, o govenador Binho Marques está nos dando a liberdade porque Manuel Urbano era isolado. Este trabalho nunca mais sairá do coração do povo e este é o melhor Natal de todos os tempos para Manuel Urbano.”

Francisco Mendes, prefeito de M. Urbano{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}“É hora de celebração. Nunca se investiu tanto no Acre quanto no governo da Frente Popular. Isto aqui é um sonho de muito tempo. As coisas estão acontecendo e avançando. Então, é um momento histórico para Sena Madureira, Manuel Urbano e toda nossa região.”

Manoel Costa, prefeito de Sena Madureira  {/xtypo_quote}

BR-364: 16 lotes de obras em execução, divididos em três grandes frentes de serviço 

{xtypo_rounded2}Não fosse o rigor do inverno de 2009, a BR-364 seria entregue ao povo do Acre completamente asfaltada este ano. No entanto, ficam faltando cerca de 80 quilômetros para completar o trecho de tráfego o ano inteiro a partir de 2011. Saiba dos detalhes dessa que é uma das desafiadoras obras da engenharia moderna: 

a) Construção de 224 km de Sena Madureira a Feijó

b) Restauração de 89 km no trecho Tarauacá ao km 15,5 e rio Liberdade-rio Juruá

c) Construção de pontes sobre os rios Purus (477 metros), Diabinho (80 metros), Envira (300 metros) e Juruá (550 metros) e mais 21,5 metros de acessos (anéis viários em Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá) – 3.000 trabalhadores envolvidos diretamente -1.450 máquinas e equipamentos mobilizados – R$ 934 milhões de investimentos no Governo Binho Marques  

Trecho Sena Madureira-Manuel Urbano

Lote 1 (36,9 km): 100% de asfalto concluído – R$ 88,31 milhões

Lote 2 (33,4 km): 25 km em TSD (tratamento superficial simples) e 8,4 km em subleito com imprimação – R$ 84,98 milhões

Lote 3 – Acesso a Manuel Urbano (14,7 km): 100% de TSD – R$ 38,23 milhões

Ponte sobre o Rio Purus

Valor: R$ 46,37 milhões

Extensão: 477 metros

Vão central: 100 metros

Largura: 12,8 metros

Volume de aço usado na obra: 1.591.312 quilos

Volume de concreto: 8.132,73 metros cúbicos

Fundação: 1.408,5 metros de estacas

Cimento: 65.000 sacas de 50 quilos {/xtypo_rounded2}

Confira as imagens:

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter