Ponte da Avenida Getúlio Vargas sobre o Igarapé São Francisco é reconstruída

Obra de reconstrução e revitalização custou R$ 1,778 milhões. Ponte foi ampliada em mais de 16 metros

dsc_6050-ponte.jpg

O prefeito Raimundo Angelim entregou na manhã desta segunda-feira, 29, a ponte na avenida Getúlio Vargas sobre o igarapé São Francisco. A obra de reconstrução custou R$ 1,778 milhões e foi feita com recursos próprios. A ponte ganhou mais 16,2 m para que as cabeceiras ficassem mais afastadas do curso de água evitando os problemas de erosão que fizeram com que ela fosse interditada.

“Essa ponte foi construída no Governo Edmundo Pinto e na época não foi feita a cortina de contenção do aterro da cabeceira, para evitar que ela cedesse com as cheias e vazantes do igarapé. Com esse processo de erosão, a ponte precisou ser interditada e nós trouxemos consultores nas áreas de hidráulica de rio e solos para que pudéssemos ter uma construção segura e evitar esses problemas no futuro”, disse o secretário municipal de Obras, Wolvenar Camargo.

A ponte tem duas faixas de rolamento e tráfego simultâneo para os dois sentidos, duas faixas para ciclovia com 1,5m cada, calçadas para pedestre dos dois lados, iluminação e sinalização. Entre as principais ações da obra estão a execução de oito estacas com 1,2m de diâmetro e 17m de profundidade, cada uma, para sustentação da estrutura de concreto armado e a recomposição da encosta com a remoção do solo mole e saturado a proteção com sacos de solo-cimento.

dsc_5908.jpg dsc_5911.jpg dsc_5951.jpg

 “Quando a ponte foi interditada primeiro culparam o prefeito e depois culparam o presidente do bairro por não cobrar uma ação dele. Eu tentei explicar que a obra não começa com os tijolos, mas com o planejamento e que teríamos uma ponte para 30 ou 40 anos sem dar problemas”, comentou o conselheiro da Regional 3, Cassimiro Andrade.

A ponte tem comprimento total de 61,2m e cerca de 13m de largura. “Estamos consolidando outra forma de viver em comunidade e construindo uma sociedade justa, limpa e feliz. Não estamos apenas entregando uma ponte. As pontes tem significado simbólico, elas unem as pessoas e este é mais um presente que o prefeito Angelim entrega a Rio Branco no aniversário da cidade, uma obra que será interligada com Parque do São Francisco, outra ação que vai oferecer qualidade de vida a comunidade”, disse o governador Binho Marques.

O prefeito Raimundo Angelim entregou mais de 20 pontes nos bairros da cidade. “Ainda há muito para fazer, com certeza, e faremos tudo o que for possível. Não faremos obras eleitoreiras, mas com qualidade. O valor desta ponte, somado ao da outra ponte sobre o São Francisco entregue na semana passada daria para construir quatro escolas padrão como a Ilson Ribeiro, com capacidade para 590 alunos”, comentou Angelim.

dsc_6015.jpg

A reconstrução da ponte teve um custo alto que não estava no orçamento da prefeitura, mas os recursos foram conseguidos cortando os orçamentos das secretarias até chegar ao valor necessário para o empreendimento.

Para o senador Tião Viana, presente ao evento, a ponte encerra um ciclo de trabalho da prefeitura. “Esta é a conclusão de uma etapa da gestão do prefeito Raimundo Angelim. É mais que uma obra de ligação entre os bairros, é também uma obra bonita, que oferece qualidade de vida, segurança, e incentiva os moradores a melhorarem o entorno, as fachadas das casas”.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter