Pontão de Cultura realiza oficina e palestra

A oficina será desenvolvida pelo Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação Lambrinq)

A oficina será desenvolvida pelo Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) (Foto: Divulgação Lambrinq)

O Pontão de Cultura “A Cultura Lúdica e a Formação do Brincante” promove palestra e oficina em Rio Branco, nos dia 7 e 8 deste mês, na programação da Semana da Cultura (4 a 8). A ação é do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), e da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), programa Pontos de Cultura do Acre. O programa de formação continuada é financiado pelo Ministério da Cultura.

A palestra “Organização de espaços lúdicos, papel e perfil do ludoeducador” será ministrada por Ruth Elisabeth de Martin, educadora e pesquisadora responsável pelo Labrimp, na quinta-feira, 7, às 18 horas, no Cine Teatro Recreio.  Já a oficina “Jogos Étnicos e Multiculturais com Debora Pereira e Neelama Gayatri, terá como espaço a Tantamen, no horário de 15 às 19 horas, na sexta-feira, 8.

As vagas para as duas atividades são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: deripinheiro@gmail.com e informações (68) 9965-7680.

Sobre a oficina – A finalidade da oficina é retomar o histórico de evolução dos jogos de tabuleiro desde a antiguidade até os tempos atuais; tornar conhecidos alguns dos jogos mais antigos do mundo e oferecer ao participante a possibilidade de confecção de seu próprio tabuleiro a partir de técnicas simples e da utilização de materiais acessíveis.

“A maioria dos jogos a serem apresentados são conhecidos em praticamente todo o mundo. Mas, apesar de seu caráter universal, suas variações locais revelam diferentes aspectos das sociedades e culturas em que eles se desenvolveram ou se integraram”, explica Debora Pereira.

Segundo, Neelama Gayatri, embora as estruturas jogos permaneçam imutáveis ao longo do tempo, suas regras costumam sofrer mudanças e adaptações, dando origem a uma infinidade de variantes.

“No mundo de hoje o lazer vem sendo transformado dia a dia não apenas numa conquista, mas também numa preocupação básica de todos os homens. E, para torná-lo mais rico e mais criativo, nada melhor que os jogos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter