Política de Humanização do Governo do Estado ganha espaço na Educação

Servidores e gestores abraçaram a causa na secretaria e desenvolvem ações que visam a melhoria da qualidade do serviço

dsc04182.jpg
dsc04123f.jpg

Para os idealizadores do ambiente, o “espaço todo seu” significa um ganho não só para os servidores que permanecem na secretaria durante o horário de almoço, como também para a melhoria da produtividade do órgão (Foto: Assessoria SGA)

Foi apresentado aos servidores da Secretaria de Esporte e Educação, na última sexta-feira, 20, o “Espaço Todo Seu” como parte do projeto Humanização na Educação. O projeto compõe a Rede Acreana de Humanização da Gestão que foi criada pelo Governo do Estado.

O espaço foi montado por meio dos esforços da Diretoria de Inovação que é quem coordenada as ações de humanização na Secretaria de Estado de Educação (SEE), no local foram dispostos tatames que podem ser usados para o descanso ou para a realização de atividades físicas, computadores com acesso a internet, biblioteca com livros e mesa para estudos em um espaço climatizado que foi pensando para oferecer conforto aos servidores.

Para os idealizadores do ambiente, o “espaço todo seu” significa um ganho não só para os servidores que permanecem na secretaria durante o horário de almoço, como também para a melhoria da produtividade do órgão.

Servidora do quadro de apoio administrativo da Secretaria de Educação, Maria Iracema de Lima diz que a iniciativa proporcionou um dia diferente e animado, além de ter economizado dinheiro. “Eu achei muito bom porque eu não tenho tempo de me cuidar e também nem sempre posso pagar por este serviço. Na minha opinião iniciativas assim fazem nos sentir mais valorizadas e felizes no trabalho”.  

A programação do dia da humanização, que beneficiou cerca de 400 pessoas, também abrangeu atendimentos nas áreas de saúde (vacinação e aferição de pressão), massoterapia, beleza e apresentações culturais no auditório da SEE. Os serviços na área de saúde foram realizados pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Uninorte, e os de corte de cabelo, por alunos do Instituto Dom Moacyr.

De acordo com o diretor de inovação da SEE, Marco Brandão, O Programa Humanização na Educação, que conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Humanização, visa à construção de uma nova relação entre a instituição e os servidores, articulando iniciativas voltadas para a harmonia e melhoria da qualidade das relações interpessoais no ambiente de trabalho, bem como a construção de uma nova cultura que fortaleça uma política de respeito, valorização e desenvolvimento humano.

“O governador, Tião Viana, colocou desde o início como ponto fundamental da política de governo, a essência do servir. Por esse viés a gente pensa que o papel do servidor público é servir a sociedade, porém, o governo entende que não há condições do servidor prestar um bom serviço a comunidade se ele não é bem servido. Então faz parte do nosso trabalho ajudar na humanização de todos os setores públicos de forma que possamos construir ambientes que sejam favoráveis para a efetivação dessas práticas. O ‘Espaço todo seu’ é um exemplo disso”, pontua o diretor.

A secretaria adjunta de humanização, Francis Mary, parabeniza a iniciativa e destaca que somente com o envolvimento e apoio dos gestores será possível implementar a política de governo que fortalece a humanização em todo o serviço público.

“Queremos parabenizar a equipe por ter abraçado a idéia de humanização, pois essa é uma vontade do governo do Estado, que a humanização seja encarada como uma política de Estado. Certamente essa participação trará muitos resultados positivos, o servidor deixa de ser visto apenas como produtor de serviço para também ser receptor”, pontua a secretária Francis Mary.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter