Polo de moda está em formação em Cruzeiro do Sul

Grupo de mulheres aprende modelagem industrial na Fundação Betel (Foto: Flaviano Schneider)
Grupo de mulheres aprende modelagem industrial na Fundação Betel (Foto: Cedida)

Uma parceria de sucesso envolvendo a Secretaria de Estado Pequenos Negócios (SEPN), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Betel está preparando as bases para que Cruzeiro do Sul se torne um polo de costura no estado.

Como resultado dessa articulação, foi formalizada a Cooperativa Verde Moda, formada por várias mulheres que participaram dos cursos e atendem pedidos encomendas para os mais variados tipos de roupas, inclusive uniformes escolares.

No mês de junho, durante 25 dias, 19 mulheres da comunidade Profeta, situada às margens do Rio Juruá, no interior do município, participaram de um curso intensivo com 210 horas de duração em que apreenderam noções de sustentabilidade, tingimento de tecidos, modelagem industrial e de corte e costura. O curso foi finalizado com um desfile das peças confeccionadas, em que as modelos foram crianças e jovens da própria comunidade.

As modelos são da própria comunidade Profeta (Foto: Flaviano Schneider)
As modelos são da própria comunidade Profeta (Foto: Cedida)

Atualmente está ocorrendo, no novo laboratório de moda da Fundação Betel, mais uma etapa de cursos de modelagem e de corte e costura, com participação de 40 mulheres. No bairro Cruzeirinho Novo, outras 20 mulheres participam um curso de tingimento de tecidos.

Na direção dos cursos está a diretora de Produção da Cooperativa Verde Moda e servidora da SEPN, Maria Oliveira, que também atua como monitora dos cursos. Ela conta que, ao longo dos anos, cerca de 400 mulheres já passaram pelos cursos oferecidos e várias delas se profissionalizaram, outras aproveitam os conhecimentos adquiridos para costurar para seus familiares.

Workshop de moda

De 28 a 30 de julho será realizado na cidade um grande workshop de moda, ocasião em que a Cooperativa Verde Moda vai lançar uma coleção denominada Coleção de Moda Ecológica Artesanal, com utilização apenas de algodão sem zíperes ou botões industriais. Os botões estão sendo feitos por uma artesã local com utilização de casca de coco e bambu e a amarração feita com fibra de tucum e outras palmeiras.

A criadora dos modelos é a estilista acreana Dheym Oliveira. Hoje residente em Florianópolis (SC), Dheym, via internet, coordena todas as etapas da criação. Ela estará presente no workshop, patrocinada pelo Sebrae.

A expectativa, segundo Maria Oliveira, é de que empresários façam pedidos da coleção, o que abriria oportunidade de trabalho para mais mulheres capacitadas que já se espalham por vários bairros de Cruzeiro do Sul, comunidades Nova Cintra, Profeta e Ramal 3, além dos municípios Porto Walter e Rodrigues Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter