O polo de Rio Branco da Universidade Aberta do Brasil (UAB) promove o acesso a leitura com o Projeto Sebo que ocorreu durante toda esta semana e vai até às 21h desta sexta, 7, na sede da instituição. São livros usados com preços acessíveis, de diversas modalidades e autores.
A assistente bibliotecária da UAB, Francisca Raimunda Souza, explica que o Sebo é uma ação anual da instituição que reúne públicos de diversos setores da comunidade. “É muito gratificante você ver o adolescente, o idoso, que vem até aqui e encontra uma diversidade de obras”, pontua.
O estudante de Matemática, Artur Galvão, um dos frequentadores do Sebo, conta que garantiu um exemplar difícil de ser encontrado e a um preço muito acessível. “Tem muitos livros que são difíceis de achar, como esse, por exemplo, que é “O Germinal”, em uma edição de 1879”, destaca.
Já o professor de Matemática, João Eduardo Pessoa, ressalta que o charme do Sebo é que além do preço mais acessível, o livro já vem com uma história a mais. “Esse que eu estou comprando, por exemplo, foi escrito pelos meus professores do curso e ainda veio com uma dedicatória. Então, o bom do sebo é que você não compra só a história do livro, compra a história da pessoa que era dona do livro”.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que visa expandir a oferta de cursos superiores na modalidade Educação à Distância. No Acre, além da capital, os Polos da UAB estão localizados em Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, tendo como parceira a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) na criação desses polos de apoio presencial e na administração local dos cursos oferecidos.
O Polo Rio Branco da Universidade Aberta do Brasil está localizado na Avenida Getúlio Vargas, n.° 3030, bairro Bosque.