A entrevistada do programa “Fala, Secretário”, da TV Aldeia, canal 2, nesta terça-feira, 3, foi a titular da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia. Durante uma hora, a secretária falou sobre as ações de gênero que estão sendo desenvolvidas em todos os municípios acreanos pelo governo do Estado.
A gestora ressaltou o compromisso do governador Tião Viana ao instituir em seu primeiro ano de mandato, 2011, a SEPMulheres, que tem atuado nas áreas de direitos humanos, saúde e inclusão socioprodutiva das mulheres, bem como na interiorização das políticas públicas de gênero. “A nossa missão é grande. Lutamos para garantir os direitos de todas as mulheres do Acre e a garantia de direitos passa por todas as áreas: habitação, saúde, geração de emprego, educação, cultura e direitos humanos”, disse.
Concita reforçou a importância da parceria do governo do Estado com as prefeituras para a efetivação e implementação de novos organismos de políticas para as mulheres (OPMs). “Por meio dessa parceria entre Estado e município, temos conseguido ampliar o número de OPMs existentes no Acre, para que, assim, as políticas de gênero possam alcançar todas as acreanas, em especial aquelas que vivem em lugares de difícil acesso”, enfatiza Maia.
Durante a entrevista com a apresentadora Nilda Dantas, Maia falou dos investimentos financeiros dos governos federal e estadual para a construção da Casa da Mulher Brasileira, que está prevista para ser construída na Cidade do Povo e contemplará em sua estrutura física todos os serviços de atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade, bem como o Núcleo de Atendimento à Mulher Migrante, em Brasileia, que pretende identificar e acolher vítimas de tráfico humano nas fronteiras acreanas.
Segundo a secretária, as Casas de Produção e Cultura das Mulheres Indígenas também são um dos carros-chefes da SEPMulheres. “Temos atuado na consolidação da autonomia econômica das mulheres indígenas do Acre, e as Casas de Produção e Cultura são o reflexo disso. Trabalhadas em dois grupos indígenas: Huni Kuin e Yawanawá. Elas são mais do que espaços geradores de renda, são espaços de regates do saberes tradicionais da floresta, por meio da produção de artesanatos”, afirmou.
Maia concluiu a entrevista convidando os telespectadores a aderirem à campanha estadual “Violência contra a mulher, basta! Viver sem medo também é um direito nosso”. “Estamos encabeçando mais uma campanha educativa pelo fim da violência contra a mulher e queremos convidar todas e todos a fazer parte dessa corrente conosco. Acreditamos que somente com a desconstrução da cultura do machismo e a educação poderemos alcançar a sociedade de paz entre mulheres e homens que acreditamos ser possível.”
O “Fala, Secretário” é transmitido ao vivo pela TV Aldeia todas as terças-feiras, às 8 horas. As reprises vão ao ar às quartas-feiras, às 16 horas, e quinta, às 21 horas.