Policiamento será reforçado na Expoacre

O comitê de segurança visitou o Parque de Exposições (Foto: Assessoria Polícia Civil)

O comitê de segurança visitou o Parque de Exposições (Foto: Assessoria Polícia Civil)

Nesta sexta-feira, 26, véspera de se iniciar oficialmente a maior feira de negócios do Estado, a Expoacre 2013, o governador Tião Viana enviou a cúpula de segurança pública do Acre ao Parque de Exposições Marechal Castelo Branco para verificar o espaço destinado aos expositores e ao público em geral.

Participaram da visita os secretários de Segurança Pública Ildor Reni Graebner, da Polícia Civil Emylson Farias, o comandante da PM coronel José Anastácio, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar coronel Flávio Pires e a diretora-geral do Detran/AC Sawana Carvalho. Os organizadores do evento, além do secretário de Produção e Desenvolvimento Florestal Lourival Marques, acompanharam a inspeção.

Em entrevista à imprensa, a cúpula de segurança destacou a grandeza do evento, cuja expectativa é de receber entre 35 e 50 mil pessoas por dia, e, na Cavalgada, que marca a abertura da feira no sábado, 27, é esperada a presença de 20 mil participantes. Os organizadores estimam uma movimentação de R$ 100 milhões em negócios este ano, que marca a 41ª edição da Expoacre.

O secretário Graebner afirmou que “Nós estamos finalizando esta vistoria. Todo o esquema está montado, tudo está planejado para uma exposição com toda tranquilidade. Que todos possam se divertir. Por outro lado, a gente quer a contribuição da população também; que não exceda os seus limites, porque o Álcool Zero estará nas ruas, fiscalizando, alertando para que nenhum excesso ocorra e aqui internamente a Polícia Militar, a Polícia Civil, estarão a postos”.

Já Emylson Farias disse que “A Polícia Civil terá, na delegacia da Expoacre, agentes de polícia junto com policiais militares para fazerem a triagem daquilo que é ato infracional, daquilo que é crime. É bom que se ressalte que no ano passado, um único flagrante foi registrado durante todo o período da feira. Isso fez com que a gente reforçasse a Defla da Primeira Regional, dotando-a de cinco equipes; uma a mais que em 2012 para receber as ocorrências relacionadas à flagrante. Então a pessoa que praticar crime já sai do ambiente, que é um espaço familiar. Nos casos de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), a PM conduzirá o envolvido à delegacia para os procedimentos legais”.

“Vamos contar com policiamento forte aqui no Parque de Exposições. A Expoacre, por se tratar de uma das maiores festas populares que o Estado promove, diariamente 150 homens da Polícia Militar estarão atuando. Claro que amanhã, durante a Cavalgada, esse efetivo será aumentado, mas durante as noites de exposição teremos dentro do parque e no entorno homens da PM com viaturas paradas em pontos estratégicos, com o apoio do pessoal do Giro. As regionais vão continuar trabalhando normalmente nos demais bairros da cidade, para garantir a segurança de todos que devem visitar a feira”, assegurou o coronel Anastácio.

O expositor Marcelo Dias, que há 12 anos participa da feira garante que nunca teve problemas. “Nunca ninguém derrubou produto, sempre foi bem tranquilo. A minha expectativa para esse ano é a mesma, que a população se comporte. No Parque sempre tem um número considerável de policiais. Acredito que não haverá nenhuma surpresa”, observa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter