Policial Militar forma em curso operacional no Rio Grande do Norte

Após 76 dias, o 2º sargento Francineudo Souza, da Polícia Militar do Acre (PMAC) concluiu neste sábado, 28, o V Curso de Patrulhamento Tático Motorizado (Patamo) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN). O militar faz parte do grupo de 41 profissionais de quatro estados da federação, que agora ostentarão o brevê do “Raio Imortal” da instituição potiguar.

Acreano forma em um curso de Patrulhamento Tático no Rio Grande do Norte. Foto: Cedida

Distância da família, deixar a esposa grávida de 6 meses e perder o aniversário do seu filho de nove anos foram algumas das situações que o militar teve que encarar para poder realizar seu sonho. Associado a isso, toda a extensa carga do curso, que somou 632 horas/aula, divididas em disciplinas teóricas e práticas, voltadas para o Patrulhamento Tático Motorizado.

Com uma preparação de aproximadamente um ano e três meses, entre musculação, funcional e treinamento rústico, o sargento havia tentado o Curso de Força Tática da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), mas acabou saindo devido a uma lesão. Em vez de o fazer desistir, esta situação motivou ainda mais o profissional, que faz parte das fileiras da PMAC desde 2002, período em que trabalhou na Rádio Patrulha e na Força Tática.

O militar contou com apoio de amigos durante essa jornada exaustiva. Foto: Cedida

“Ao longo desses anos, praticamente trabalhei todos eles no serviço de rua, então, me habituei com esse trabalho. Mas, mesmo com toda a experiência e estágios, eu senti que faltava um curso para chancelar e, com o incentivo da família e dos amigos da PM, com muito sacrifício, consegui êxito”, destacou o militar, que desde 2022 faz parte do grupo de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).

O sargento se une aos militares da Companhia Rotam, criada a pouco mais de cinco anos, como profissionais formados e capacitados nos cursos de Patrulhamento Tático realizados no próprio Estado do Acre, em 2021, e também nas Polícias Militares coirmãs: Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter