Policiais civis recebem orientações sobre legislação que rege transporte de animais

Na manhã desta sexta-feira, 4, cerca de 40 policiais civis de Rio Branco, Porto Acre, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Acrelândia receberam treinamento sobre abigeato (furto de gado), legislação que rege transporte legal de animais e documentação obrigatória, por meio de palestra proferida pelo diretor técnico do Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf) no auditório da Delegacia da 5º Regional, localizada no Conjunto Adalberto Sena, na capital.

Policiais civis receberam orientações sobre transporte legal de animais e documentação obrigatória Foto: Assessoria PC

A parceria entre Polícia Civil e Idaf se dá de forma harmônica e tem como principal objetivo a capacitação de operadores de segurança acerca de trâmites legais junto ao órgão, para que desempenhem suas funções adquirindo expertise no combate a crimes dessa natureza.

Durante a palestra, foram abordados assuntos relacionados à legislação vigente sobre controle sanitário animal, registro e declaração obrigatória de rebanho, que deve ser registrada no órgão fiscalizador, marca do rebanho, tipos e raças que são criadas na região.

O encontro, além de fortalecer os laços institucionais, viabilizou a troca de experiências e informações, bem como gerou demanda entre os órgãos, para que o Idaf subsidie a Polícia Civil com informações necessárias em investigações criminais, de suma importância para o êxito no combate a esse tipo de crime.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Josemar Portes, a parceria entre as instituições governamentais trará resultado positivo, sobretudo no que se refere à documentação obrigatória exigida ao pecuarista e ao freteiro, profissional responsável pelo transporte de animais. “Estamos criando as condições necessárias para que nossos policiais tenham melhor desempenho no exercício de suas funções”, destacou Portes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter