A Polícia Militar do Acre recebeu nesta quarta-feira, 15, a visita de orientação técnica do comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17º BIS), o general de brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, representante da Inspetoria-Geral das Polícias Militares (IGPM) do Exército Brasileiro.
A comitiva da IGPM, que foi recepcionada pelo comandante-geral da PMAC, coronel Paulo César Gomes da Silva, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Rio Branco, realiza essa visita anualmente e tem como objetivo executar as ações de coordenação e controle da corporação, bem como oferecer o aparato e apoio necessário à execução de atividades comuns, além de estreitar os vínculos entre o Exército Brasileiro e a instituição.
Após a recepção com as devidas honrarias militares, o general e sua comitiva foram levados a visitar as obras de reforma do prédio do QCG. Em seguida, o coronel Paulo apresentou os assuntos pertinentes à inspeção anual da corporação, entre eles sua logística, atuação e estrutura. Em virtude da pandemia da Covid-19, todos os participantes usaram máscara de proteção.
“Apresentamos toda a estrutura da Polícia Militar do Acre, nosso efetivo e dados operacionais, além do planejamento estratégico que vai nortear nossa instituição pelos próximos anos. Nos sentimos prestigiados em receber essa vistoria num momento em que passamos por mudanças importantes na nossa polícia, que é a retomada da nossa identidade visual, reforma da nossa casa e mudança de uniforme. Nos colocamos à disposição para esclarecer o que for necessário nas questões relativas à segurança pública no Acre”, pontuou o comandante-geral.
Durante a agenda, o general Jorge Augusto classificou a visita à PMAC como proveitosa. “Tínhamos o objetivo de fortalecer a integração ente o Exército Brasileiro e a Polícia Militar, cumprindo a nossa destinação constitucional de inspetoria. Nesse momento, a gente aproveita e conhece um pouco melhor o trabalho de Polícia Militar, e inclusive verifica em que áreas pode apoiar ainda mais a PM aqui do Acre”, pontuou o general, destacando que essa foi uma oportunidade de estreitar as relações institucionais, já que a sede da 17ª Brigada, da qual ele é comandante, está localizada em Rondônia.
Após a visita ao QCG, a comitiva também se dirigiu ao quartel do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), onde foram apresentadas as ações desenvolvidas pela unidade ao longo do ano, e o general Jorge pôde conferir a logística da PMAC no combate aos crimes ambientais e os equipamentos utilizados, entre eles drones, aparelhos de GPS e armamentos.