O comando da Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira, 26, a cerimônia de formatura de mais 34 policiais para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Acre. Os militares concluíram as 360 horas do treinamento em Controle de Distúrbios Civis (CDC), que os qualifica para atuar em eventos extraordinários. Ao todo o treinamento contou com a participação de 37 policiais do Acre, de outros estados brasileiros e da Bolívia.
As aulas foram realizadas no Centro de Pesquisa em Segurança Pública (Cieps). Para o tenente Rogério Ferreira, coordenador, o curso exigiu muito empenho e dedicação por parte dos alunos que agora devem reforçar as ações de segurança em todo o estado. “O policial que passa por esse treinamento é, certamente, o mais preparado para enfrentar situações adversas. Os que estão aqui são os melhores”, disse.
Um momento de muita emoção para os alunos que concluiram a formação. Em seu discurso o soldado Célio Souza agradeceu o empenho do comandante-geral da corporação, coronel Anastácio, e lembrou os momentos de dificuldade pelos quais passou durante o treinamento. “É um dilema pessoal, pois temos que provar para nós mesmos que somos capazes. Ainda que nem todos acreditassem eu fui capaz e estou aqui para servir à sociedade”, declarou.
Representando o governador Tião Viana, o secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, desejou sucesso aos militares, além de ter lembrado dos investimentos feitos pelo governo na capacitação profissional dos servidores públicos. “É um orgulho para os órgãos que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) ter profissionais tão bem preparados. São esses investimentos que colocam a polícia do Acre a altura das demais polícias do país”, afirmou.